Publicidade

Recursos do fundo nacional seriam utilizados para ações emergenciais de defesa sanitária. Foto: Embrapa

Agricultura

Comissão de Agricultura aprova criação de fundo para segurança sanitária animal

24.11.2021 18:10 0

Nota Em
Publicidade

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara do Deputados aprovou, nesta quarta-feira (24), o Projeto de Lei (PL) 4583/2020, que prevê a criação do Fundo Nacional de Sanidade Animal.

O texto, de autoria do deputado Jerônimo Georgen (PP-RS) e relatoria do deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), tem a proposta de instituir um fundo financeiro destinado a apoiar ações emergenciais de defesa sanitária e o pagamento de indenizações a pecuaristas que tiverem animais de sua criação sacrificados por estas questões.

O projeto deverá ser gerido por representantes do Poder Executivo e obterá recursos por meios de dotações orçamentárias da União e doações.

A segurança sanitária permite a abertura de novos mercados para a exportação de produtos de origem animal. A organização Mundial de Saúde Animal (OIE), concede o selo de reconhecimento de zona livre da febre aftosa para regiões onde não existem registros da doença.

Publicidade

Atualmente, os estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Cantarina e parte do Amazonas e do Mato Grosso possuem o selo de zona livre da doença sem vacinação, maior nível de segurança sanitária concedido pela Organização.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e agora deverá ser analisado pelas comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

 

Publicidade
Publicidade

> Movimentos sociais pedem sanção de projeto que auxilia agricultura familiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie