Ícone do site Congresso em Foco

Marina Silva pede que senadores mudem projeto de lei do licenciamento ambiental

Marina Silva fala à Comissão de Infraestrutura do Senado. Foto: Reprodução

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, declarou em audiência no Senado nesta terça-feira (12) que o projeto de lei aprovado na Câmara para simplificar a emissão de licenciamento ambiental cria “gravíssimos problemas”. Em sessão da Comissão de Infraestrutura, Marina disse aos senadores que o “papel desta Casa” é aperfeiçoar o projeto.

Em sua fala inicial na comissão, a ministra destacou os seguintes pontos no texto aprovado:

Ao vivo: Comissão de Infraestrutura recebe Marina Silva, ministra do Meio Ambiente - 12/9/23

O projeto que facilita o licenciamento ambiental (autorização para atividades que usem recursos naturais) foi aprovado na Câmara em . No Senado, os relatores são a senadora Tereza Cristina (PP-MS) e o senador Confúcio Moura.

Publicidade

Marina participou de sessão da Comissão de Infraestutura do Senado neste terça-feira. O debate foi sobre a possibilidade de licenciamento ambiental para a Petrobras fazer exploração de petróleo no Amapá.

Marina Silva enfatizou que cada processo ambiental tem sua singularidade e não pode ser repetido como em jurisprudências. “Queremos que as coisas tenham celeridade, sem perda de qualidade. Também trabalhamos com a acuidade, que às vezes gera incompreensões. (…) Somos cobrados para que tenhamos velocidade, mas a Constituição diz que temos de ter acuidade”

O debate aconteceu após o Ibama ter recentemente vetado o pedido da Petrobras de perfuração (para checagem de existência de petróleo) na margem equatorial, a 179 quilômetros da costa do Amapá. O Ibama apontou, após apresentação do pedido e complementação de informações por parte da empresa, que permaneciam “inconsistências no estudo ambiental”, por isso foi sugerido o indeferimento da licença ambiental e o arquivamento do processo.


Com informações da Agência Senado.

Publicidade
Publicidade
Sair da versão mobile