Publicidade

Dallagnol é alvo de novo pedido de afastamento do PT

01.08.2019 12:15 16

Publicidade

Um grupo de deputados defende a punição a procuradores e juízes federais que abusarem de suas atribuições no exercício da função. O movimento cresce após a denúncia de que o procurador Deltan Dallagnol incentivou representantes do Ministério Público a investigar, sigilosamente, o presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Dias Toffoli, em 2016, numa época em que o magistrado era visto como adversário pela Operação Lava Jato.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) vai protocolar nesta semana uma representação no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pedindo o afastamento imediato do procurador da operação que levou à prisão o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, maior expoente do PT. “Ele deve ser afastado da Lava Jato e precisamos abrir inquérito disciplinar”, afirmou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) ao Congresso em Foco.

> Lavo Jato reduz número de operações em três anos

“Devemos votar o projeto de abuso de autoridade o mais rápido possível”, disse o deputado Júlio Delgado (PSB-MG). Segundo ele, a Câmara retomará a discussão da proposta no retorno do recesso parlamentar. Júlio discutirá com a bancada socialista quais medidas podem ser adotadas para evitar abusos por parte de figuras públicas.

Publicidade

Mensagens divulgadas pelo The Intercept Brasil revelam que Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, buscou informações sobre as finanças de Toffoli e do escritório de advocacia da mulher do ministro, Roberta Rangel. Buscava evidências que os ligassem a empreiteiras envolvidas com a corrupção na Petrobras.

No entanto, a Constituição Federal proíbe que procuradores de primeira instância investiguem ministros do Supremo sem autorização do próprio tribunal. Neste caso, quem atua em nome do Ministério Público Federal é o procurador-geral da República.

Quem compartilha da mesma opinião é o deputado Glauber Braga (Psol-RJ). Segundo ele, Dallagnol agiu como um caçador no processo de investigação da Lava Jato. “(Dallagnol) Utilizou mecanismos institucionais para perseguir quem ele considerou que pudesse ser ‘adversário’ da operação em algum aspecto”, disse. Braga defende ainda o afastamento do ministro da Justiça, Sergio Moro, de suas funções públicas.

O líder do Cidadania na Câmara, Daniel Coelho (PE), pede cautela e defende a verificação da autenticidade das mensagens divulgadas. “Com os hackers presos, podemos ter informações não adulteradas e sem viés partidário. Não tenho dúvida que o próprio Judiciário irá tomar as medidas em averiguar os fatos”, disse. Segundo ele, o Congresso precisa ficar alerta para “não enfraquecer as instituições”.

Publicidade
Publicidade

Ele faz referência à Operação Spoofing, deflagrada pela Polícia Federal em 23 de julho. Foram presos na ocasião hackers suspeitos de acessar, sem autorização, o telefone celular do ministro Sergio Moro. Os detidos também são suspeitos de terem interceptado e divulgado parte das comunicações do ministro.

> Guedes associa hackers à oposição e diz: “vai trabalhar, vagabundo”

> A absoluta constitucionalidade do trabalho do The Intercept

> Entenda como hackers tiveram acesso a mensagens de Moro

16 respostas para “Dallagnol é alvo de novo pedido de afastamento do PT”

  1. Edison Sampaio disse:

    Felizmente, os bravos e capacitados investigadores da Lava Jato têm preparo para suportarem as pressões dos assaltantes do Erário que, como cracas, ainda estão incrustados nos 3 Poderes. É uma luta renhida q o Brasil vencerá, sem dúvida, com o apoio deste governo. Os ladrões tudo farão para se safar das garras da Justiça, mas o Povo Brasileiro não esmorecerå em apoio à Lava Jato.
    Aqui o crime não prevalecerá, como prevaleceu na Itália, na Mãos Limpas.

  2. Ana Ladeira Almeida disse:

    Dallagnol é alvo de novo pedido de afastamento do PT. Mas ele nem é do PT , nem foi antes,,,,como pedir de novo o afastamento do PT??? Quando começam a escrever corretamente para se ter um bom entendimento? Mas se um Ministro do STF e um presidente do Senado deram um pontapé no texto da constituição interpretando o COM com o OU, porque não um…..jornalista (?) não pode confundir DO com PELO. O Problema do Brasil é esse FALTA EDUCAÇÃO BÁSICA até em Doutores (?)

  3. Lopes disse:

    PT e PSOL são dois tumores malignos da política brasileira. Essa corja merece a lata de lixo de nossa história política.

  4. Elimar disse:

    Os robôs e fakes do Bozo, agora a serviço de Moro e seu conje criminoso DD, não param. Em qualquer lugar decente do planeta os dois já estariam, no mínimo, afastados das funções.

  5. Sergio Chagas disse:

    Queremos a cassação do registro do PT e talvez do PSOL caso seja provadop que eles cometeram crimes ciberneticos…quanto ao PC do B…cassação por criminalização do comunismo

  6. Sergio Mello disse:

    Deputado Paulo Teixeira (PT-SP), colega do ladrão preso em Curitiba e integrante da facção criminosa que opera no mundo do crime com o apelido de Partido dos Trabalhadores. Compreensível a atuação do comparsa.

  7. Flavio Medeiro disse:

    Paulo Teixeira e Glauber Braga? Sério Isso? Quem mais? Turma de Altamira? Putin? Lula? Quem mais? Faça-me o favor…ai falta seriedade né…vamos levar a sério um pouco, perguntem pra Carla Zambelli, pra Joice, pro Alvaro Dias, pro Medeiros, ai teremos o outro lado…perguntar só pros derrotados? Ai é folha dirigida, ai é Jornal Da Causa Operária.

  8. Global Education disse:

    Um agente da lei que atua ao arrepio das leis e fatos e provas dos autos é um câncer para a sociedade — disseminando insegurança e ódio, onde deveria prevalecer a justiça e a paz.

  9. Global Education disse:

    O Brasil é o único país do mundo em que juízes e procuradores não respondem pela mal prática profissional. É por isso que a justiça virou uma caixa-de-surpresa onde cada um faz o que quer.

    • Ana Ladeira Almeida disse:

      Que bom por aqui tem alguns querendo pegar bandido de colarinho branco. Porque só ladrão de galinha , é ser galinheiro demais.

      • Elimar disse:

        Só os que acha que são bandidos e não são *amigos”, né mesmo?O DD até palestra fez pra delatado e o Moro, desde o Banestado, só faz proteger os tucanalhas.

  10. Daisy disse:

    O PT deve ter um cartório próprio pois não faz outra coisa a não ser entrar com ações. Explicar o rombo que deixaram ? nem pensar !!

  11. silas disse:

    Verdevaldo do IntercePT, seu maridinho, jean wyllis, manuela d’ávila e outros lixos não dormem com medinho…Sabem que foram pegos e também que falarão quem foram os mandantes…Partidinhos de esquerda como PSOL, PC DO B, pt do molusco bêbado encarcerado e outras esquerdalhas mandaram esse pervertido e degenerado do verdevaldo contratar hackers e ” garantiram o anonimato e nos moldes de organização criminosa, ofereceram-lhe proteção “. Pra variar, MENTIRAM E AGORA ESTÃO USANDO FRALDAS GERIÁTRICAS PORQUE O CAGOTE É DIÁRIO…Prisão pra esses péssimos brasileiros…VIVA MORO ! VIVA DALAGNOL ! VIVA PAULO GUEDES ! VIVA BOLSONARO !

  12. Valdir disse:

    Será que esses politicos da esquerda, na quase totalidade LADRÕES DOS COFRES PÚBLICOS, vão legislar nesses próximos 3 anos e meio dessa legislatura?
    Tem vagabundo, filho de LADRA, que até hoje, nunca fez nada pelo seu estado, muito menos para o país, a não ser achar bonito que sua mãe seja uma LADRA de merenda escolar.
    Vão trabalhar vagabundos!

  13. Antonio Carlos Jr Zamith disse:

    vai não que fake news não vale. Espionar servidores do Estado Brasileiro é crime . Hackers do Verdevaldo espionaram ministro militares e isso é espionagem o seu militante do PSOL verdevaldo tem que ser preso pela LSN. fake news da Folha de SP tirando mérito da PGR não vai colar. kkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie