Ícone do site Congresso em Foco

Daniel Silveira chama Moraes de “marginal” horas antes de ser julgado pelo STF

Em seu primeiro discurso na tribuna, Daniel Silveira mirou colegas de partido. Foto: Reprodução

Pouco antes de ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) usou a tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (20), para atacar o relator do seu processo, o ministro Alexandre de Moraes. Silveira chamou Moraes de “marginal”. “Fiquei 11 meses no presídio. Onze meses, sem crime. Mas acho que eu estava mais livre. Porque o menor presídio do mundo é a toga do ministro Alexandre de Moraes, só cabe um marginal. É muito complicado que se tenha pessoas dessa estirpe dentro do Supremo Tribunal Federal, atropelando a Constituição”, discursou.

YouTube video player

“O ministro [Alexandre de Moraes] é o reizinho do Brasil. Menininho frustrado que age da maneira dele, fora da Constituição Federal. Tem muita coragem atrás de uma mesa com uma caneta e poder de mando”, disse. Daniel Silveira lamentou que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não tenha pautado o seu pedido para suspender o seu processo. Segundo o parlamentar, a decisão do Supremo não diz respeito a ele, mas ao próprio Congresso Nacional.

O STF começa a julgar nesta quarta-feira o processo em que Daniel Silveira é acusado de incitar a violência e ameaçar ministros da corte. O deputado foi preso em fevereiro do ano passado após divulgar vídeo com ameaças aos ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Segundo a Procuradoria-Geral da República, Daniel Silveira praticou agressões verbais e graves ameaças contra ministros para favorecer interesse próprio. Também incitou o emprego de violência e grave ameaça para tentar impedir o livre exercício do Legislativo e do Judiciário, além de ter incitado a animosidade entre as Forças Armadas e o Supremo.

Publicidade
Sair da versão mobile