Ao longo de 16 edições, o Prêmio Congresso em Foco concedeu 1.223 premiações a 320 parlamentares dos mais diferentes partidos. Alguns deputados e senadores, no entanto, destacam-se no ranking de premiados (veja a lista completa mais abaixo) porque viraram figura carimbada na cerimônia de entrega da premiação mais importante da política brasileira. Levantamento do Congresso em Foco mostra que o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), premiado 43 vezes, o ex-deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), com 41 premiações, e o senador Paulo Paim (PT-RS), com 34, são os três congressistas que mais vezes subiram ao palco para receber o Prêmio Congresso em Foco, independentemente da colocação final.
A lista de vencedores aumentará em 29 de agosto, quando serão conhecidos os ganhadores do Prêmio Congresso em Foco 2024. Nesta edição, os parlamentares que tiveram atuação mais relevante no ano serão escolhidos por um júri especializado, um grupo de 25 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e por votação popular. Caberá ao júri apontar também os vencedores das categorias especiais. A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, com transmissão ao vivo pelo Congresso em Foco, a partir das 19h (horário de Brasília).
Leia também
Veja o ranking de premiação desde a primeira edição:
Clique nas setas para ordenar por ordem alfabética, colocação, partido e unidade federativa
[wpdatatable id=1]
* Na apresentação acima, foi considerado o partido pelo qual o parlamentar foi premiado pela última vez.
Conforme mostrou o Congresso em Foco, 24 partidos já tiveram representantes contemplados com o prêmio. PT, Psol, PSB, PSDB e PDT foram os que acumularam mais premiações desde 2006, quando foi realizada a primeira edição (veja o ranking por partido). De lá para cá, a premiação não foi realizada em apenas dois anos: 2014 e 2016. A deputada Luiza Erundina (Psol-SP) foi a única a ser premiada em 15 edições da premiação mais importante da política brasileira.
O perfil dos premiados variou ao longo dos anos, antecipando disputas políticas, como a ascensão da direita bolsonarista, com votações expressivas de nomes como Eduardo Bolsonaro (SP). Diversos nomes que hoje ocupam estão fora da vida política ou do Congresso foram premiados, como os ex-senadores Simone Tebet, Eduardo Suplicy, Ronaldo Caiado, Pedro Simon, Marina Silva e Ana Amélia.
A forma de escolher os agraciados também mudou ao longo dos anos. Entre 2006 e 2013, os jornalistas que cobriam política em Brasília selecionavam os melhores parlamentares do ano e só depois as escolhas eram submetidas para análise do público, que definia a ordem final de classificação. A partir de 2015, todos os congressistas tornaram-se aptos a participar – com exceção daqueles que respondiam a acusações criminais, regra repetida nas demais edições. Atualmente, além do público na internet e dos jornalistas, os premiados são escolhidos também por um júri especializado, formado por representantes da sociedade civil.
Além das categorias Melhores na Câmara e Melhores no Senado, estão em disputa este ano três categorias especiais: Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); Apoio à Indústria, oferecida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); e Cidades Inteligentes, patrocinada pelo Ibrachina.
Veja como assistir à premiação. Curta e ative o sino para ser avisado do início da transmissão:
Veja a última parcial do Prêmio Congresso em Foco 2024