Ícone do site Congresso em Foco

Relatório final da CPI deve contar com capítulo sobre mulheres

Figura de destaque tanto na oposição quanto na bancada evangélica, senadora Eliziane Gama recebe apoio de Pacheco diante de hostilidades. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A senadora Eliziane Gama será a relatora do projeto na Comissão Mista de Orçamento. Segundo ela, proposta poderá ser votada em plenário na próxima semana. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O relatório oficial e final da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid deverá conter um capítulo para tratar sobre a participação de mulheres nas futuras comissões instaladas no Congresso Nacional. A proposta é de autoria da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

A senadora também propõe a inclusão de programas sociais no documento. Em reunião na última terça-feira (12), no G7 da CPI da Covid.

Segundo Eliziane, o objetivo da proposta é abordar duas perspectivas. A primeira trata da fatalidade de mortes por covid-19 nas mulheres brasileiras. No Congresso, a senadora espera que o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), busque aprovar um projeto de lei de sua autoria que cria um fundo de amparo para os órfãos da covid-19.

O projeto garante auxílio financeiro aos menores de 18 anos que tiveram um dos pais falecido em decorrência da pandemia e cuja família remanescente não tem condições de prover o sustento.

Publicidade

A parlamentar também visa garantir a participação feminina nas próximas comissões instaladas.

“Vamos dar uma contribuição importante para a CPI que é a designação de um relatório para contribuição das mulheres. Nós temos um problema sério, as mulheres no Brasil formam mais contaminadas pelo vírus, [embora a taxa de letalidade dos homens tenha sido maior]. Estamos fazendo um recorte sobre isso, inclusive de mães que deixaram filhos, fazendo uma avaliação das políticas do SUS em orientação a esse relatório. E também a contribuição que as mulheres deram dentro da CPI: a minha, [das senadoras] Simone Tebet, Leila Barros, Soraya Thronicke, Zenaide Maia. Todas nós encaminharemos um capítulo ao relator [da CPI, senador Renan Calheiros da contribuição das mulheres [na comissão]”, disse sobre relatório especial sobre a participação feminina nas sessões.

Um esboço do capítulo foi entregue à Calheiros no final da tarde desta quarta-feira (13). O relatório final deverá ser lido em sessão na próxima terça-feira (19) e votado no dia seguinte, 20 de outubro.

Desde sua formação, as sabatinas foram conduzidas exclusivamente por homens. Isso ocorreu porque nenhuma senadora foi indicada à comissão pelos partidos. A participação só se deu após um acordo da bancada feminina com a Casa, que permitiu que uma representante do grupo acompanhasse a comissão fazendo perguntas aos depoentes.

Publicidade
Publicidade
Sair da versão mobile