Ícone do site Congresso em Foco

Bolsonaro atribui endividamento de ex-universitários ao lockdown

Segundo Bolsonaro, medidas de isolamento contra a covid-19 resultaram no endividamento de estudantes

Segundo Bolsonaro, medidas de isolamento contra a covid-19 resultaram no endividamento de estudantes. Foto: Reprodução

Na noite desta sexta-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro anunciou oficialmente a edição da Medida Provisória (MP) que renegocia a dívida de parte dos estudantes endividados após a conclusão de curso superior financiado por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No vídeo, ele e o ministro da educação, Milton Ribeiro, culpam as medidas de isolamento social pelo endividamento dos ex-universitários.

“Como consequência do ‘fica em casa, que a Economia a gente vê depois’, 1,7 milhão de estudantes não conseguiram honrar seus compromissos financeiros com o FIES”, declarou o presidente, na mesma publicação do Twitter onde disponibilizou o vídeo anunciando a MP.

Milton Ribeiro o complementou. “O brasileiro tem essa coragem de sempre estar presente para pagar suas dívidas. Mas também, devido ao lockdown, foram desempregados, e não podem pagar suas dívidas”.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.

A renegociação de dívidas foi uma das pautas propostas em dezembro pelo ex-presidente Lula para seu programa de governo, caso vença as eleições em outubro. Bolsonaro adiantou a proposta pela MP 1090: ele afirma não se tratar de uma manobra eleitoral contra o ex-presidente, mas sim de uma decisão já planejada há meses.

> Bolsonaro veta renegociação de dívidas para MEIs e empresas do Simples 

Publicidade
Publicidade

> Apoiadores de Lula usam slogan de Trump para promover campanha eleitoral 

Sair da versão mobile