Publicidade

Congresso Nacional [fotografo]Ana Volpe/Agência Senado[/fotografo]

Congresso ameaça deixar caducar seis MPs em resposta a Bolsonaro

17.04.2020 15:40 29

Publicidade

O Congresso Nacional começou a contra-atacar o presidente Jair Bolsonaro, que em menos de 24h insultou a Câmara e o Supremo Tribunal Federal (STF). O Executivo conta com a aprovação de seis medidas provisórias nos próximos dias, mas a tendência é que tanto o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quanto o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), deixem as MPs perderem validade.

Rodrigo Maia esteve reunido com líderes da oposição e acatou o pedido deles para que não seja pautado em Plenário seis medidas provisórias com conteúdos polêmicos enviados pelo governo. No lado azul do prédio, Alcolumbre recebeu 11 lideres que, em consonância com o que foi acordado na Câmara, também pediram pela não votação da MP da carteira de trabalho verde e amarelo. Os insultos de Bolsonaro, somados com as brigas internas entre Câmara e Senado, fizeram com que Davi retirasse de pauta a MP.

As informações deste texto foram publicadas antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected].br

A MP 914/2019  trata sobre o processo de escolha dos dirigentes das universidades federais, dos institutos federais e do Colégio Pedro II. A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e o Grupo de Trabalho Educação em Direitos Humanos, do Ministério Público Federal, já haviam emitido parecer em que afirmam que a MP viola o princípio de gestão democrática das instituições de ensino federal.

Publicidade

A MP 915/2019, altera os procedimentos de gestão e alienação dos imóveis da União e estava sendo considerada pelo governo como uma das medidas prioritárias.

A MP 922/2020 altera as regras de contratação temporária no serviço público. A medida é uma resposta, sobretudo, ao acúmulo de processos que tem gerado fila para o atendimento no INSS.

A MP 923/2020 autoriza a distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda quando efetuada mediante sorteio, vale-brinde, concurso ou operação assemelhada, pelas redes nacionais de televisão aberta.

Como o Congresso em Foco adiantou ontem (16), a MP 910/2019, batizada pelos ruralistas de MP da Regularização Fundiária, pelos ambientalistas de MP da Grilagem, não deverá ser pautada em Plenário.

Publicidade
Publicidade

E, assim como foi publicado mais cedo no site, os senadores decidiram não votar nesta sexta-feira (17) a medida provisória que cria a chamada carteira de trabalho verde e amarelo (MP 905/2019). A MP vence na próxima segunda-feira (20) e, se não for aprovada no dia, perderá a validade, extinguindo o programa criado pelo governo federal para estimular a contratação de trabalhadores entre 15 e 29 anos.

> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país   

29 respostas para “Congresso ameaça deixar caducar seis MPs em resposta a Bolsonaro”

  1. Jeferson Nascimento disse:

    Até quando esses apátridas continuarão no poder? #ForaMaia #TchauMaia #BolsonaroTemRazao

  2. Álvaro Henrique Metzger disse:

    Tanto o Senado como a Câmara dos Deputados se transformaram em uma quadrilha de canalhas. Rodrigo Maia é um retardado e o Alcolumbre, um débil mental. Ambos tem a bandidagem correndo nas veias e a única coisa que sabem fazer é roubar. Dupla de FDPs. Nenhum dos dois descobriu, ainda, quem é o respectivo pai. Nasceram em prostíbulos.

  3. Pedro Martos disse:

    Fica claro agora se há ou não chantagem

  4. Valdir disse:

    Estão agindo contra o povo, contra o Brasil, e não contra o presidente.
    São atitudes não de parlamentares representantes do povo, mas de moleques cafajestes!

  5. Sandra Rodenbusch disse:

    Eles que não se esqueçam que não estão punindo o Bolsonaro mas o povo Brasileiro e o povo não vai esquecer ,o troco da corrupção destes senhores virá com certeza nas próximas eleições.
    #foramaia
    #foraalcolumbre

  6. Caninde disse:

    É mais fácil um impeachment do que fazer o Congresso perder tempo com as loucuras do Bozo.

  7. Ronaldo Alves Hannouche disse:

    Esse bando de vagabundos tem que ir pra cadeia

  8. Felix disse:

    Bolsonaro sempre querendo provocar o caos.

    • Janete MR disse:

      Como é que é? Quem ataca todos os dias o presidente??? Quem prejudica o povo não pautando o que queremos só para prejudicar seu desafeto? Bolsonaro pode ser tosco mas não quer conchavos já Maia é sórdido e mesquinho.

  9. oiregor said disse:

    É aquele ditado: “Quem diz o que quer, ouve o que não quer”. Bolsonaro tem que deixar de se achar o dono da bola, vivemos numa democracia, por enquanto, graças a Deus!! Esse senhor não pode acreditar que porque não deixaram ele jogar na posição que ele queria, mesmo sabendo que iria fazer o time perder, vai pegar a bola e levar pra casa. Mas, é um pulha mesmo!!!!

    • Janete MR disse:

      Bolsonaro vem sendo atacado e desrespeitado massivamente por Maia e não tem revidado. Inclusive vocês da esquerda ficam dizendo q não existe presidente justamente pq ele não revida. O que foi q ele disse q não seja verdade??? Vc como bom brasileiro achincalhado e roubado pelo Congresso há anos deveria agradecer q finalmente existe um presidente q não quer vender cargos ou ser conivente com conchavos. Isso todo mundo sempre questionou e criticou e agora de repente não é mais importante?

    • Pedro Martos disse:

      que lástima de tempo perdido, escrever idiotices não validam o período de FHC até Dilma, onde definitivamente e sem dó, o toma lá da cá se instalou sem o recato de antes , quando já existia, porém o cinismo dos filhos de Gramsci não querem ou não conseguem ver, pois lhes falta a cultura que apregoam ter

  10. Eloilde Lopes disse:

    Só o que esses canalhas sabem fazer é isso mesmo.
    #BolsonaroTemRazao

    • Silas A. Santos disse:

      #ImpedimentoDeBolsonaroJa

    • Marinho disse:

      Silas, Caninde: Se um dia a Esquerda voltar ao poder enquanto o Brasil for ainda um país pobre, vocês também ainda em vida, vocês ou mesmos seus filhos ou netos, sofrerão as consequências da mesma miséria e escravidão de uma ditadura que a população da China, Korea do Norte, Cuba e Venezuela entre outros países vivem. Para china e Korea chegarem ao nível que estão, tiveram que matar milhões, destruíram o país a democracia e a liberdade, reconstruíram o país SEM DEMOCRACIA e sem a liberdade que hoje temos no Brasil. Agora detém o poder de mando no país como se fossem deles e mesmo aqueles que um dia apoiaram sem entender, hoje odeiam a repressão em que vivem. Isso é ditadura comunista. Mas se o conservadorismo libertador de Bolsonaro prevalecer, o Brasil se tornará um País de Primeiro Mundo, como Japão, EUA, França, Itália e muitos outros. Apesar de sermos a Sétima economia do Mundo, o Brasil é hoje como um pedaço de carne na boca de Hienas… Um jovem País que tem tudo pra dar certo, mas que é preciso ser bem cuidado. E isso só é possível com o discernimento entre o que é certo ou errado entendendo e separando o que é bem do mau! Não são curtas palavras. Mas investi este pequeno espaço de tempo para dedicar a vocês um pouco da visão e desejo que tenho ao meu País e o temor em vê-lo um dia destruído e depois viver literalmente como um prisioneiro dentro de minha própria casa. Por que para mim, o que importa não é o que ganharia hoje com isso, mas o poder de ver um dia todos encantados com a prosperidade de uma grande Nação e mais que isso o legado que poderei deixar sobre a terra por fazer o bem!
      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie