Publicidade

Presidente Jair Bolsonaro [fotografo] Marcos Corrêa/PR [/fotografo]

Governo ainda tenta evitar Renan na relatoria da CPI da Covid

e

16.04.2021 17:04 15

Publicidade

O Planalto ainda trabalha para emplacar aliados na presidência e na relatoria da CPI da Covid. Como é minoria no colegiado, o governo sabe que são pequenas as chances de conseguir um dos dois postos. Os preferidos pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir as funções são os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE) e Marcos Rogério (DEM-RO).

O cenário, porém, é adverso. Como o Congresso em Foco informou, pelo acordo firmado até o momento a relatoria caberá a Renan Calheiros (MDB-AL) e a presidência, a Osmar Aziz (PSD-AM). Autor do requerimento de criação da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), deverá ser o vice-presidente.

Renan e Randolfe fazem oposição a Bolsonaro, enquanto Aziz se autodeclara independente. A principal resistência do Planalto é à indicação do emedebista. O comando da comissão será definido na próxima semana, em votação secreta e presencial.

> Governo empurra com a barriga para ganhar tempo em CPI, diz Renan

Publicidade

Na tarde desta sexta-feira (16), Girão afirmou ao Congresso em Foco que se colocou à disposição para assumir um dos dois cargos. O senador é autor do pedido que ampliou o escopo das investigações para que o repasse de dinheiro a estados e municípios também seja apurado.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected].

O parlamentar evitou criticar os nomes dados como certos para o comando do colegiado e insistiu que a definição vai nortear qual será a “cara” da CPI. “Eu espero que seja um perfil independente, e que se possam investigar a União e os centenas de bilhões de reais enviados a estados e municípios […] A população não quer parte da verdade. A população quer toda a verdade”, afirmou.

Girão contou que Marcos Rogério também se colocou à disposição para a relatoria ou presidência da CPI. O senador do Podemos afirmou que a comissão deverá ter serenidade para não virar palanque e “antecipar o calendário eleitoral do ano que vem”. “Sem caça às bruxas”, completou. Embora tenha apoio do Planalto, o senador cearense diz que não se considera governista, mas independente.

Publicidade
Publicidade

A eleição do presidente e vice da CPI deve ser realizada na próxima semana, de forma presencial. Votam os onze membros da comissão, e o voto é secreto. Eleito, cabe ao presidente do colegiado definir o relator.

> Pacheco confirma instalação da CPI da Covid na próxima semana

15 respostas para “Governo ainda tenta evitar Renan na relatoria da CPI da Covid”

  1. wzfr disse:

    renan canalheiros, um dos piores bandidos e verme do congresso nacional e vai tomar conta do galinheiro para proteger o filho ladrão …..

  2. Jorge Teixeira Carneiro disse:

    Eu já acho que o Renan é PERFEITO para ser relator dessa ‘cpi’

  3. Jorge Teixeira Carneiro disse:

    Só para os eminentes palpiteiros formarem juízo de valor.

    ”STF abre 17º inquérito para investigar Renan Calheiros”

    https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2017/08/politica/582242-stf-abre-17-inquerito-para-investigar-renan-calheiros.html

    • ADM disse:

      Caro Jorjão Carneirão Acarneirado,
      Qualquer pessoa minimamente politizada e informada sabe que Calheiros é uma porcaria de marca maior.
      Um sujeito que deveria ter sido banido da vida publica há muito tempo, caso fossemos cientes da nossa responsabilidade enquanto cidadãos. Mas enfim, somos brasileiros e fomos nós que o colocamos lá.
      Isto posto, quero dizer que , se precisarmos desta porcaria para tirar o inútil, o irresponsável, o
      louco lá do planalto, que assim seja.
      Tiramos uma porcaria utilizando o trabalho de outra porcaria.
      Para mim , o importante é que ele saia o mais rápido possível.
      Nem vou me importar quais os meios sejam utilizados.
      Tenho dito!

      • Jorge Teixeira Carneiro disse:

        Só posso lhe dar parabéns por essa afirmação.
        És um grande jurista.

      • Jorge Teixeira Carneiro disse:

        E ainda teremos um Barbalho participando também.
        Quer ‘cpi’ mais animada com um Calheiros e um Barbalho?

        • RN disse:

          Como se calheiros, barbalho, karalio ou bostonaro fossem diferentes. Trouxa é quem defende político, principalmente políticos de carreira e que trazem os parentes para a política.

          • Jorge Teixeira Carneiro disse:

            Já deve ter me visto escrever que a democracia não deu certo no Brazil.
            Ou então isso aí não é a democracia.
            Já viu algum político que não tenha feito dos parentes políticos também?
            Só os muito incompetentes.

        • ADM disse:

          Pois é , então vai ter o Jader Barbalho também .
          Olha só a que ponto chegamos.
          Além das falcatruas do pai,não satisfeitos, elegemos o filho também.
          Como dizia minha velha mãe, por ai vc tira uma linha!

  4. Nabo disse:

    No Primeiro Momento ele vai chamar os robosos pra levantar # no twitter
    https://uploads.disquscdn.com/images/2cd39772e1463dbd90c06c9d01b16ae80b42d0ebbe290dd4ecf2a0f94d6e1ef9.gif No Primeiro Momento ele vai chamar os robosos pra levantar # no twitter

  5. RN disse:

    bozo tá com medo do renan… kkkkk. Se fosse um “politico de verdade”, com articulação e que sabe como “funciona a máquina” não teria medo. Mas é um margin@l que só faz ameaçar e subornar.

    Talvez renan sirva para alguma coisa: colocar o bostonaro atrás das grades por GENOCIDIO.

    • Jorge Teixeira Carneiro disse:

      Serve sim, a 2a turma já sabe bem…

      https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/12/03/renan-se-torna-reu-no-stf-por-suspeita-de-corrupcao-na-transpetro.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie