Publicidade

Orlando Silva anunciou que todos os ajustes ao PL das Fake News já estão feitos, mas que resta a definição de quem fiscalizará as redes. Foto: Pixabay

Alexandre de Moraes determina bloqueio do Telegram

18.03.2022 15:41 0

Nota Em
Publicidade

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira (18) a suspensão do funcionamento do aplicativo de mensagens Telegram na internet brasileira. A possibilidade de bloqueio da plataforma já era ventilada tanto na Corte quanto no poder Legislativo, onde há preocupação principalmente em função do uso do Telegram para difusão de notícias falsas e de seu uso no crime organizado.

O pedido de bloqueio da plataforma chegou ao ministro por meio da Polícia Federal, que trabalha na tentativa de efetivar as decisões de bloqueio dos perfis de pessoas envolvidas na produção em massa de fake news, em especial o blogueiro Alan dos Santos. Apesar do sucesso em alcançar esse objetivo nas plataformas convencionais, o Telegram seguia intocado por não possuir sede judicial no Brasil.

Na decisão, Alexandre de Morais fundamenta sua medida com base no “desrespeito à legislação brasileira e o reiterado descumprimento de inúmeras decisões judiciais”. Como o Telegram não possui sede no Brasil, a responsabilidade do bloqueio será dos provedores de internet, que devem adotar medidas que impeçam sua utilização.

Confira a seguir a íntegra da decisão:

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie