Publicidade

Vavá era figura paterna para Lula, diz Gleisi[fotografo]Divulgação/PT[/fotografo]

PF diz não poder escoltar Lula aos funerais do irmão

29.01.2019 22:23 12

Publicidade

A Polícia Federal (PF) afirmou, na noite desta terça-feira (29), não poder escoltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao velório e ao sepultamento do irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, que morreu de câncer aos 79 anos.

O velório de Vavá, que, assim como Lula, foi metalúrgico no ABC paulista, ocorre desde as 18h em um cemitério de São Bernardo do Campo (SP), onde ele vivia. O enterro está marcado para as 13h desta quarta (30).

Com o velório já em andamento, a juíza Carolina Lebbos, que controla a execução penal do ex-presidente, consultou a Polícia Federal (PF) sobre questões de “deslocamento, segurança e logística”. A resposta chegou às 21h50, oito horas após o pedido da defesa, e a PF afirmou não ter condições de escoltar o petista.

O intervalo entre o pedido e a decisão levou líderes petistas a promoverem, no Twitter, a hashtag #liberemlula. A presidente do partido, a senadora e deputada federal eleita Gleisi Hoffmann (PT-PR), lembrou que “até a ditadura militar liberou Lula para o enterro de sua mãe [em 1980]”.

Publicidade

A Lei de Execuções Penais (LEP) determina que condenados na situação de Lula “poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta” em caso de “falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão”.

* O Congresso em Foco noticiou, inicialmente, que a Justiça já havia decidido negar o pedido de Lula. A informação foi corrigida em seguida

12 respostas para “PF diz não poder escoltar Lula aos funerais do irmão”

  1. Carneiro disse:

    É impressionante como o Estado não funciona pra nada!

    Daí vemos tantas tragédias e tantas omissões

    E é preciso apelar para um Estado mínimo onde moram 200 milhões de habitantes.

    O Brasil na verdade é uma grande fazenda onde não há povo/população/cidadãos, mas sim posseiros.

    Que dificuldade logística há em garantir a despedida do Lula ao seu irmão, bastava reservar um momento íntimo sem a presença de ninguém, em horário compatível etc.

    • Fábio disse:

      Fretar helicóptero, uma distância de 400km, escolta, risco de manifestações, para não falar que tudo devia ser orquestrado da noite para o dia. É sério que não enxergou obstáculos logísticos? Leia o parece do delegado que os esmiuça

  2. Fábio disse:

    Joaquin Teixeira: “Vai ver a justiça não quer liberar o Lula pro enterro porque na última vez ele atrasou…tava mamadaço, teve até showmissa com trio électrico e micareta. Força guerreiro”.

  3. Bento Sartori de Camargo disse:

    É assustador como tem petralha extremamente limitado postando asneiras aqui. Esquecem que o chefão é um simples presidiário!.

  4. Ailton DA Silva Resende disse:

    Wallace qual a diferença entre estar detido e nao preso, para mim está impossibilitado do mesmo jeito e a diferença agora e q ele e ex Presidente, fato

  5. Dila Costa disse:

    Por questão logística? Quer dizer que para a Justiça, para a Polícia Federal, Lula é uma mera mercadoria.
    Mas o povo não é bobo não, sabemos que esse pedido foi negado por ordens da Família Bolsonaro.

    • Fábio disse:

      Você acha certo deslocar um helicóptero do resgate às vítimas em Brumadinho para atender um presidiário comum? Imagina se todos inventassem essa onda?

      • Dila Costa disse:

        Só acho que quando uma pessoa não consegue colocar o ódio dele acima das dores dos outros, ele já deixou de ser humano há muito tempo.

        • Fábio disse:

          Boa! Baita tapa na cara dos esquerdistas que desejaram a morte do Bolsonaro com a operação dessa semana.
          Entre na página Ódio do Bem para ver toda a infâmia dos progressistas.

          • Dila Costa disse:

            Não sou mulher de recado. Esse baita tapa na cara foi pra vc, que não conseguiu se colocar no lugar de uma pessoa que acabara de perder um irmão.
            Confesso que não me agradei de ver esquerdistas desejando o mal (a morte) para Bolsonaro, mesmo ouvindo ele falar que iria nos fuzilar, expulsar do país, enviarmos-nos para a ponta da praia, que era onde militares matavam e desovavam opositores da ditadura, um homem que desejou um câncer, um infarto para ex presidente, que disse que a ditadura tinha que ter matado uns 30 mil. Que durante uma votação no Congresso, homenageou Coronel Ustra, um carrasco que matou centenas de pessoas, que enfiou cacetete em vaginas de mulheres grávidas, pelas mesmas terem ideologias diferentes das dele.
            Nesse caso desejar o mal para quem só desejou o mal para eles, não é ser desumano, é se igualar a ele. Espero que esses esquerdistas que assim vem fazendo, evolua mentalmente e espiritualmente, não vale a pena descer tão baixo para revidar ofensas.

          • Fábio disse:

            Não me comovi porque não acreditei na sinceridade do luto nesse caso. Lula já teve dois irmãos mortos que não se deu ao trabalho de ir no velório. Quando sua esposa morreu, em uma episódio bizarro, pegou o microfone e fez discurso político durante a cerimônia funerária. A intenção era a mesma dessa vez.
            E realmente não havia condição logística de acolher o pedido.

  6. Wallace disse:

    Essa Gleisi é uma mal informada, pois Lula esteve detido e não preso, por apenas dois dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie