Publicidade

Onyx fez pronunciamento em cadeia de rádio e TV na quarta-feira. Foto: Isac Nóbrega/PR

Oitiva

STF manda Onyx ser ouvido sobre portaria contra demissão de não vacinados

04.11.2021 20:28 0

Nota Em
Publicidade

O ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, seja ouvido a respeito da portaria editada pela pasta na segunda-feira (1º), que proíbe a demissão de funcionários que se recusem a tomar a vacina. O tema foi levado à suprema corte em uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) pela Rede Sustentabilidade.

A decisão de suspender a possibilidade de demissão por recusa à vacinação se encaixa na política do presidente Jair Bolsonaro de não incentivar a vacinação, em uma postura negacionista dos efeitos da pandemia de covid-19. O texto da portaria torna a recusa de contratação de quem não se vacinou uma “prática discriminatória”, passível de responsabilidade penal pela empresa.

“Tenta o Governo, via ato infralegal, impedir a interpretação mais razoável da Consolidação das Lei do Trabalho”, argumenta a Rede, na petição encaminhada à suprema corte, “sobretudo das normas que regulam a demissão por justa causa, para fazer prevalecer sua opção negacionista e antivacina.”

 

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie