Ícone do site Congresso em Foco

Bolsonaro encontra-se com Putin em Moscou após homenagem a soldados comunistas

Bolsonaro deposita flores no túmulo de soldado desconhecido em Moscou. Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro já iniciou sua agenda de encontros com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Moscou tem seis horas a mais de fuso horário com relação a Brasília.

Às 9h (horário de Moscou), Bolsonaro depositou flores no Túmulo do Soldado Desconhecido. Vale lembrar que o monumento homenageia os soldados que lutaram na Segunda Guerra Mundial, quando a Rússia era o centro da antiga União Soviética, regime comunista. Antes de ser presidente da Rússia, na antiga União Soviética, Putin foi diretor da KGB, o serviço secreto do antigo país comunista.

A reunião de trabalho de Bolsonaro com Putin acontece às 13h (horário local). Às 13h30, ele tem almoço com o presidente russo. E às 15h (9h no horário de Brasília), os dois presidentes farão uma declaração à imprensa.

Às 16h30 (horário local), Bolsonaro encontra-se com o presidente da Duma do Estado, deputado Vyacheslav Volodin. A Duma é o equivalente à Câmara dos Deputados, no sistema parlamentar russo. Às 17h45, Bolsonaro tem encontro empresarial Brasil/Rússia.

Publicidade

Bolsonaro passou por testes de covid-19 e usa máscara desde que desembarcou em Moscou. Com isso, a expectativa é que os dois tenham um contato físico mais próximo, a exemplo do que ocorreu entre Putin e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, no começo do mês. O presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olav Scholz, foram recebidos com distanciamento por terem se recusado a fazer o teste anti-covid exigido pelos russos. Eles se negaram a fazer os testes com receio de que os russos possam fazer com os seus DNAs.

Ministro e bolsonaristas espalham fake news que atribui a Bolsonaro recuo de Putin

Sair da versão mobile