Ícone do site Congresso em Foco

Censo aponta que Brasil cresceu menos que o esperado; somos 203 milhões de habitantes

Censo aponta que o Brasil cresceu menos que o esperado. Segundo os dados da pesquisa, o Brasil tem 203.062.512 de habitantes.. Foto: Pixabay

Censo aponta que o Brasil cresceu menos que o esperado. Segundo os dados da pesquisa, o Brasil tem 203.062.512 de habitantes.. Foto: Pixabay

Depois de uma ampla batalha para ser realizado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta quarta-feira (28) os dados do Censo Demográfico 2022, que apontam que o Brasil, nos últimos 10 anos, cresceu menos que o esperado. Segundo os dados da pesquisa, o Brasil tem 203.062.512 de habitantes.

Os dados do IBGE apontam que o número veio abaixo das projeções anteriores. Em 2021, o prognóstico apontava que país teria ao menos 213 milhões de habitantes. Em dezembro de 2022, já com dados prévios, o IBGE revisou a estimativa para 207,7 milhões, ou 4,7 milhões de pessoas acima do cálculo final.

A polêmica em torno da realização do censo ocorreu durante o governo do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Devido à pandemia e a cortes no orçamento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já tinha adiado a maior pesquisa demográfica do país, que deveria ter ocorrido em 2020.

Publicidade

O ex-secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia à época Waldery Rodrigue chegou a afirmar que o Censo não seria realizado este ano por falta de previsão orçamentária. A pesquisa foi realizada com 10 anos de diferença em relação à anterior.

“Não há previsão orçamentária para o Censo. Portanto, ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo deste ano, em particular a partir de decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária”, disse na época.

Dados do IBGE

 

Publicidade
Publicidade

 

 

 

Sair da versão mobile