Publicidade

Proposta do governo de mudanças no PL das Fake News mantém essência do projeto, mas cria novos mecanismos de implementação. Foto: Reprodução. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Congresso em Foco Insider

Comentário do dia: Como funciona a fábrica de ignorância

11.05.2022 15:04 0

Publicidade

Em 2005, o historiador norte-americano Robert Proctor cunhou o termo Agnotologia. O termo refere-se ao estudo da produção deliberada da ignorância. A forma como, por razões escusas, com o propósito de obter vantagens, ou de forma não intencional, se produz e se dissemina a desinformação, ampliando a ignorância e ferindo de morte a ciência e os conceitos comprovados a respeito das coisas.

Certamente, o novo mundo da internet e das redes sociais ampliou de maneira multiplicadora a capacidade de produção dessa fábrica de ignorância. Mas ela já existia antes disso. No livro que produziu a respeito dessa nova linha de estudo, “Agnotologia: a construção e a desconstrução da ignorância”, Roberto Proctor observa que um dos principais exemplos dessa fábrica de desinformação ocorreu na década de 1970, com as empresas que fabricavam cigarros.

A íntegra deste conteúdo é exclusiva para assinantes do Congresso em Foco Insider, serviço de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie