Publicidade

PV bate o martelo e decide apoiar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República em 2022. Foto: YouTube/Reprodução

Eleições 2022

Lula chega a 48% das intenções contra 22% de Bolsonaro e 9% de Moro, indica Datafolha

e

16.12.2021 17:22 0

Notícia Em
Publicidade

Nova pesquisa publicada na tarde desta quinta-feira (16), pelo Datafolha, indica que o ex-presidente Lula (PT) mantém uma liderança folgada contra concorrentes rumo à eleição de 2022. Se a votação fosse hoje, indica o instituto, o petista teria 48% das intenções de voto, contra 22% de Jair Bolsonaro (PL), 9% de Sergio Moro (Podemos) e 7% para Ciro Gomes (PDT).

Com a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Lula teria possibilidade real de vitória no primeiro turno das eleições. O instituto alega ser incabível comparar a pesquisa de hoje à anterior, feita em setembro deste ano: lá, Lula tinha 44% e Bolsonaro, 26%, mas o cenário não contava com Sergio Moro.

Para esta pesquisa, o Datafolha ouviu 3.666 pessoas em 191 cidades, presencialmente. Mais da metade da amostragem (51%) recebe até dois salários mínimos de renda mensal.

O ex-presidente tem conseguido bons resultados em pesquisas eleitorais nesta semana, o que indica uma consolidação do seu nome como o favorito para as eleições de 2022. Mais cedo, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou pesquisa feita pelo Instituto MDA, sob sua encomenda. Nela, Lula também obtém mais intenções de votos que a soma de todos os demais candidatos, indicando a possibilidade de vitória em primeiro turno.

Publicidade

Na pesquisa da CNT, Lula tem 42,8%, crescendo em relação a junho, quando tinha 41,3%. O presidente Jair Bolsonaro tem 25,6%, e caiu em relação à anterior, quando aparecia com 26,6%. Já Sergio Moro, do Podemos, cresceu com relação à rodada anterior: 8,9% contra 5,9%. Ciro Gomes, do PDT, aparece com 4,9% (tinha em julho 5,9%). João Doria, do PSDB, vem em seguida, com 1,8% (tinha 2,1%). Felipe D´Ávila, do Novo, tem 0,4% (não aparecia na rodada anterior). E Rodrigo Pacheco (PSD) tem 0,3% (também não aparecia na rodada anterior).

A pesquisa também avalia o governo Bolsonaro. Para 47,9%, ele é ruim ou péssimo. Para 26,5%, é bom ou ótimo. E 24,2% o consideram regular. Desaprovam o atual governo 62,3%, contra 33,2% que o aprovam.

O Instituto MDA ouviu 2.002 pessoas, entre os dias 9 e 11 de dezembro.

> Ajude-nos a fazer um Congresso em Foco melhor pra você

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie