Ícone do site Congresso em Foco

Deputada do PT vai processar Ratinho por ter defendido que ela fosse metralhada

"Tem que eliminar esses loucos", disse Ratinho após criticar projeto de autoria de Natália Bonavides. Foto: Reprodução/Twitter

A deputada Natália Bonavides (PT-RN) vai entrar com ação na Justiça contra o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, por incitação ao crime. Em comentário em programa de sua rádio nessa quarta-feira (15), Ratinho criticou um projeto de Natália e disse que deveriam pegar uma “metralhadora” para eliminar “esses loucos”.

“Incitar homicídio é crime! Ele coloca a minha vida e minha integridade física em risco. Ratinho ainda disse que eu fosse lavar as cuecas de meu marido. […] Essas ameaças e ataques covardes não ficarão impunes. O apresentador utilizou uma concessão pública para cometer crime. Vamos acioná-lo judicialmente, inclusive criminalmente”, disse a deputada petista.

O apresentador, que é apoiador do presidente Jair Bolsonaro, deu a declaração durante o programa “Turma do Ratinho”, da rádio Massa FM, ao comentar uma proposta apresentada pela parlamentar que acaba com a menção ao gênero nas cerimônias de casamento.

“Natália, você não tem o que fazer, não? Você não tem o que fazer, minha filha? Vá lavar roupa a caixa do teu marido, a cueca dele, porque isso é uma imbecilidade querer mudar esse tipo de coisa. Tinha que eliminar esses loucos. Não dá para pegar uma metralhadora, não?”, disse o apresentador.

Publicidade

O projeto de Natália propõe alteração no Código Civil para acabar com o uso da frase “eu vos declaro, marido e mulher”. A proclamação seria feita da seguinte maneira: “de acordo com a vontade que acabam de declarar perante mim, eu, em nome da lei, declaro firmado o casamento”.
Na justificativa da proposta, Natália Bonavides defende a mudança na redação do texto lido no casamento civil como uma forma de evitar constrangimento a casais homoafetivos.

Publicidade
Publicidade

Aos 33 anos, a advogada Natália Bonavides exerce seu primeiro mandato federal. Foto: Luis Macedo/Ag. Câmara

“Não basta o reconhecimento do direito ao casamento. Sem a adequação da cerimônia, casais homoafetivos têm sido submetidos a constrangimentos que são verdadeiras violações de direitos. Por isso, é urgente que o Código Civil seja modificado no sentido de assegurar a igualdade de tratamento para a diversidade de casais”, argumenta a deputada. O Projeto de Lei 4004/2021 foi apresentado em 11 de novembro e aguarda despacho da Mesa Diretora da Câmara para começar a tramitar.

A deputada ganhou manifestação de solidariedade de políticos e personalidades de vários partidos e áreas. “Não é surpreendente que a
@natbonavides tenha sido atacada de maneira vil por um tipo como esse ratinho. Mas é lastimável que no Brasil a ameaça esteja sendo naturalizada, desde que Bolsonaro começou a fazer arminha pra todo lado, como se fosse bacana. Meu apoio à deputada”, escreveu a escritora Márcia Tiburi, uma das principais referências da luta feminista no país. Companheiro de partido de Natália, o ex-presidente Lula também foi às redes se solidarizar com a parlamentar. “Querida companheira deputada @natbonavides. Inaceitáveis as falas machistas e de incitação à violência de gente atrasada. Lugar das mulheres é onde elas quiserem, inclusive na política, que precisa de mais pessoas de luta e fibra como você.”

Veja a íntegra do PL 4004, criticado por Ratinho

Carta de Toni Reis a Ratinho

51% das mulheres já sofreram violência em ambiente político, aponta pesquisa

Sair da versão mobile