Ícone do site Congresso em Foco

Estados e o Distrito Federal começam a vacinação de crianças. Veja o calendário

Davi Seremraminwe, a primeira criança vacinada, tem 8 anos é integrante da tribo Xavante, mas atualmente mora em Piracicaba-SP para realizar tratamento médico. Foto: Reprodução/TV Cultura

O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote de vacinas da Pfizer que irá contemplar o público infantil de cinco a 11 anos na última quinta-feira (15). Os imunizantes que foram destinados às cidades e municípios já têm calendário de vacinação contra a covid-19.

Em São Paulo, a 1ª dose foi aplicada no indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos na sexta (14). Neste sábado, outras nove capitais também começaram a imunização infantil: Fortaleza (CE), São Luís (MA), Salvador (BA), Recife (PE), Aracaju (SE), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Florianópolis (SC).

No total, o Ministério da Saúde realizou a encomenda de 20 milhões de imunizantes. A pasta prevê que todas sejam entregues no primeiro trimestre. Além das unidades de janeiro, 7,3 milhões devem ser entregues em fevereiro e outras 8,4 milhões em março.

Segundo a pasta, o estado do Acre foi o último estado a receber as doses contra covid. Outras federações como Bahia, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e Goiás também relataram atraso na entrega de doses.

Publicidade

Nesta primeira remessa, 1.248.000 doses foram distribuídas pelos estados.

Por decisão da pasta, não será necessária prescrição médica para a vacinação do público infantil. A campanha começará em ordem decrescente de idade e vai priorizar aqueles que possuem comorbidade, deficiência permanente, quilombolas e indígenas. Também não será preciso a autorização dos pais ou responsáveis, caso a criança esteja acompanhada por um desses na hora da vacina.

Confira o calendário:

Publicidade
Publicidade
Sair da versão mobile