Ícone do site Congresso em Foco

Ibope mostra Bolsonaro com 57% dos votos válidos, contra 43% de Haddad

Bolsonaro e Haddad

[fotografo]Tânia Rego/Rovena Rosa/Agência Brasil[/fotografo]

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) mostra o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, com 57% dos votos válidos. O candidato do PT, Fernando Haddad, aparece 14 pontos percentuais atrás, com 43%. O cálculo para chegar aos votos válidos exclui as respostas dos entrevistados que disseram votar branco, nulo e os que não responderam.

A diferença entre os dois candidatos caiu quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. No último levantamento do Ibope, divulgado em 15 de outubro, o candidato do PSL pontuou 59% dos votos válidos, e o petista, 41%, uma diferença de 18 pontos percentuais.

Já nos votos totais, quando são considerados os brancos, nulos e os que não responderam, Bolsonaro tem 50%, contra 37% de Haddad. Os votos brancos e nulos somam 10%, e 3% não souberam ou não responderam.

Na semana passada, o militar tinha 52% das intenções de voto, e o petista tinha 37%. Naquela ocasião, brancos e nulos eram 9%. Não souberam ou não responderam somavam 2%.

Publicidade

A pesquisa ouviu 3.010 eleitores de 21 a 23 de outubro em 208 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado por TV Globo e O Estado de S.Paulo, e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07272/2018.

Rejeição

Bolsonaro é rejeitado por 40% dos entrevistados, tecnicamente empatado com Haddad, que tem 41% de rejeição. O potencial de voto do militar é de 48%. Desse total, 37% votariam com certeza no candidato do PSL, e 11% disseram que poderiam votar nele. Já Haddad tem um potencial de voto de 43%, sendo 31% de eleitores que votariam com certeza no petista, e 12% que poderiam votar no ex-prefeito.

Entre os eleitores, 11% disseram não conhecer o suficiente Bolsonaro para opinar sobre voto, e 2% preferiram não responder. Sobre Haddad, 14% responderam que não conhecem o candidato o suficiente, e 2% não souberam ou preferiram não opinar.

Publicidade
Publicidade

Voto espontâneo

Na pesquisa espontânea de intenção de voto, quando não são apresentados aos entrevistados os nomes dos candidatos, Bolsonaro foi mencionado por 42% dos eleitores, cinco pontos percentuais a menos que no levantamento anterior, quando teve 47%. Haddad se manteve com a mesma pontuação da última pesquisa, com 33%.

Expectativa de vitória

Quando os entrevistados respondem qual a expectativa de vitória, independentemente da intenção de voto, Bolsonaro tem 69%, contra 21% de Haddad, e 9% não souberam ou não responderam.

Em 15 de outubro, o candidato do PSL tinha 66% de expectativa de vitória, e o petista tinha 21%.

Sair da versão mobile