Ícone do site Congresso em Foco

Ipec: Lula tem 54% no 2º turno; Bolsonaro, 46%

Discursos de Lula e Bolsonaro não divergiram apenas no teor dos discursos de Sete de Setembro, mas também na escolha de público alvo. Fotos: Ricardo Stuckert e Caroline Antunes/PR

Discursos de Lula e Bolsonaro não divergiram apenas no teor dos discursos de Sete de Setembro, mas também na escolha de público alvo. Fotos: Ricardo Stuckert e Caroline Antunes/PR

Pela nova rodada da pesquisa Ipec para a Presidência da República, divulgada nesta segunda-feira (17), o ex-presidente Lula (PT) continua liderando as intenções de voto e venceria as eleições com 54% dos votos válidos no segundo turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta reeleição, tem 46%.

No levantamento anterior do Ipec, divulgado em 7 de outubro, Lula tinha 55% dos votos válidos; Bolsonaro, 45%. Os votos válidos são os computados na apuração pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado das eleições. Neles, são excluídos os votos brancos e nulos, além dos eleitores que se declaram indecisos.

Quando se leva em conta todos os votos, Lula tem 50% das intenções de voto contra 43% de Bolsonaro. Brancos e nulos, 5%. Não sabem/não opinaram, 2%. Na pesquisa anterior, o petista tinha 51% e o presidente 42%. O primeiro oscilou negativamente em um ponto, e o segundo oscilou positivamente em um.

O levantamento foi feito entre sábado (15) e nesta segunda (17). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. De acordo com o instituto, o cenário de segundo turno continua estável.

Publicidade

O Ipec entrevistou 3.008 pessoas em 184 municípios. O índice de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa, encomendada pela Rede Globo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02707/2022.

Sair da versão mobile