Ícone do site Congresso em Foco

Lula: Bolsonaro não acredita em Deus

Ex-presidente atacou postura pública de Bolsonaro e comentou o caso recente com o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). Foto: TV PT/Reprodução

Em entrevista nesta terça-feira (26) a youtubers, o ex-presidente Lula, atual pré-candidato do PT à Presidência, falou sobre a reaproximação do partido com o segmento evangélico e da postura do seu adversário e presidente Jair Bolsonaro (PL), que deve disputar à reeleição. Lula disse que a crença em Deus do atual presidente não passa de uma peça eleitoral. Recentemente, Lula se mostrou favorável ao debate do aborto enquanto pauta de saúde pública, o que desencadeou diversas críticas de segmentos políticos e evangélicos, inclusive, do próprio Bolsonaro.

“[O povo evangélico] Ele tem de saber que o presidente atual [Bolsonaro] não acredita em Deus, ele é mentiroso até nisso”, disse o ex-presidente. “Olha os olhos dele quando ele fala em Deus. Aquilo é uma peça eleitoral. Aquilo ele tramou com alguns pastores e ficava gritando, quando na verdade um comportamento dele, o histórico da vida dele, a vida política dele, até a vida militar, ele foi expulso do Exército. Então, a vida dele não é condizente com um cristão, com um homem temente a Deus, com um homem que crê em Deus. Não é”, afirmou Lula.
YouTube video player

Sobre a estratégia do PT em se reaproximar do segmento evangélico, Lula disse que em seu governo havia diálogo e tentou separar “alguns pastores”, que, segundo ele, falam em nome de Deus cometendo pecados todos os dias, e o povo evangélico. “O povo evangélico é muito grande neste país, e não é um povo menos inteligente que o povo de outra religião. Pelo contrário: eles são espertos, são inteligentes, eles cuidam da família como se deve cuidar”, respondeu o presidente à uma das perguntas.

“A gente não tem que conversar com pastor. A gente [não tem que] ficar atrás do farofeiro que fala, fala, fala em nome de Deus cometendo pecado todo dia. Até porque utilizar o nome de Deus em vão já é pecado. Nós temos que conversar com o povo, o homem e a mulher evangélica. Discutir com eles o problema do Brasil, a situação que estamos vivendo”, acrescentou o ex-presidente.

Publicidade

Lula: presidente foi estúpido no caso Daniel Silveira

O ex-presidente Lula (PT) também falou sobre o recente benefício da graça constitucional dada por Bolsonaro ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado recentemente a 8 anos e nove meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por estímulos a ato antidemocráticos e ataques aos ministros do tribunal. Apesar de não opinar se é a favor ou não da condenação, Lula criticou a postura do presidente, dizendo que ele fez “graça” no sentido do humor e foi “estúpido”.

“Ninguém é obrigado a gostar de mim, mas as pessoas são obrigadas a respeitar aquilo que está acontecendo em benefício de todos no país. Por isso é que eu acho que o Bolsonaro foi estúpido quando fez essa decisão que ele tomou, essa graça que ele fez. Porque ele acha que é graça mesmo, sabe? Não graça no sentido do benefício jurídico, mas a graça do ponto de vista de sorrir”, afirmou.

“Eu acho que ele foi medíocre, apesar de que essa é uma discussão que eu nem comentei nada porque tudo o que ele queria era o que aconteceu. Ele abafou o carnaval. Ele fez isso na quinta-feira. Ficou quinta, sexta, sábado, domingo, segunda e terça no auge do noticiário. Porque tudo que ele quer é que permaneça no noticiário, e ele não tem nenhum interesse se é coisa boa ou ruim. Do jeito que ele é, pode ser ruim que ele gosta assim mesmo”, opinou o ex-presidente.

Publicidade
Publicidade
Sair da versão mobile