Ícone do site Congresso em Foco

Toffoli vota e diz que futuro presidente terá de garantir pluralidade política

Dias Toffoli vota em Brasília

Toffoli não respondeu perguntas de jornalistas, mas fez rápido pronunciamento após votar em Brasília[fotografo]José Cruz / Agência Brasil[/fotografo]

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli votou em Brasília na manhã deste domingo (28). Com a Constituição Federal nas mãos, Toffoli disse que o futuro presidente vai ter de garantir a pluralidade política e promover o bem, sem preconceito ou discriminações. Toffoli votou em uma escola no Lago Norte, bairro nobre de Brasília por volta das 11h.

Haddad e Bolsonaro votam em São Paulo e no Rio de Janeiro

Toffoli não respondeu perguntas de jornalistas e fez um pronunciamento antes de deixar o local de voto. Ele iniciou o discurso lembrando que o primeiro ato do futuro presidente será jurar a Constituição. “É importante que se cumpra o artigo terceiro da Constituição, que diz o que constitui os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. Primeiro: construir uma sociedade livre, justa e solidária. Segundo: garantir o desenvolvimento nacional. Terceiro: erradicar a pobreza, a marginalização, e reduzir as desigualdades sociais e regionais”, disse Toffoli.

O presidente do STF deu destaque ao trecho seguinte do mesmo artigo. “Quarto e importantíssimo [objetivo previsto pela Carta Magna]: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, e quaisquer outras formas de discriminação”.

Publicidade

Toffoli encerrou lembrando que o próximo Presidente da República deverá respeitar a democracia e as instituições. “O futuro presidente deve respeitar as instituições; deve respeitar a democracia, o Estado Democrático de Direito, o Poder Judiciário, o Congresso Nacional e o Poder Legislativo. E também garantir a pluralidade política como está na Constituição, respeitando também a oposição que se formará”, destacou.

Com informações da Agência Brasil

Sair da versão mobile