Publicidade

Fórum

Política, Brasília e os bastidores do poder como você nunca viu Contribua
Política, Brasília e os bastidores do poder como você nunca viu

UFRJ reunirá parlamentares do Rio para discutir situação do ensino superior no país[fotografo]Divulgação[/fotografo]

Observatório do Conhecimento reúne parlamentares em busca de apoio às universidades públicas

10.06.2019 17:45 0
Atualizado em 10.10.2021 17:38

Publicidade

Observatório do conhecimento*

A situação das universidades públicas no Brasil vem enfrentando duas dificuldades centrais: uma é ligada aos cortes propostos pelo Ministério da Educação, a outra é a falta de liberdade acadêmica, a liberdade de cátedra. Neste contexto é criado o “Observatório do Conhecimento”, em março de 2019, tendo como objetivo central fazer o monitoramento tantos dos cortes financeiros quanto dos retrocessos acadêmicos e dos ataques a autonomia universitária.

Em uma de nossas iniciativas, receberemos nesta segunda-feira, 10 de junho, as bancadas parlamentares estaduais e federais do Rio de Janeiro, em um encontro, suprapartidário na Casa da Ciência, na UFRJ. A reunião da associação de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com os deputados estaduais e federais é importante, para além das ameaças no campo da liberdade de ensino, quanto no dito “contingenciamento” proposto pelo governo federal. Alguns dos parlamentares confirmados, de partidos como MDB, PDT, Cidadania, PSOL, PT, PCdoB, PSB e PSDB têm tido uma atuação valiosa no Congresso Nacional atuando contra os cortes.

O objetivo é que essa aproximação, torne-se um diálogo permanente com as bancadas, em defesa de uma política em favor da Ciência e Tecnologia e da UFRJ, universidade cuja importância é histórica para a cidade e para o Estado do Rio de Janeiro. A construção desta agenda comum para a maior universidade federal do país pode ser o grande legado deste encontro.

Publicidade

O que temos visto em nossa interlocução com os deputados, e que temos que, para além de mobilizar a sociedade sobre o tema, precisamos entrar na disputa de narrativas para enfrentar não só os ataques financeiros, mas os ataques diretos, de integrantes do governo, como assistimos recentemente, do próprio ministro da Educação, Abraham Weintraub.

* O Observatório do Conhecimento é uma rede formada por 14 associações de docentes e sindicatos de professores das Universidades Públicas no Brasil

> Justiça manda MEC suspender bloqueio orçamentário das universidades

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie