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Congresso em Foco é o segundo veículo digital mais lido pelos parlamentares

Pesquisa do Deep Listening ouviu 30% do Congresso[fotografo]Rerodução[/fotografo]

O Congresso em Foco é o segundo veículo exclusivamente digital mais lido por deputados e senadores para se informar sobre política. É o que aponta pesquisa do Deep Listening, novo serviço do Congresso em Foco Análise que ouviu 30% dos integrantes do Parlamento sobre os mais diversos temas, sobretudo, legislativos, como as reformas estruturais e a pauta ambiental. 

No primeiro item do questionário, os parlamentares tinham de apontar até cinco veículos pelos quais mais se informavam. O Congresso em Foco foi citado como principal fonte de informação 35 vezes entre os 179 congressistas ouvidos. Entre aqueles que são exclusivamente sites, apenas o UOL, um dos maiores portais da América Latina e do qual somos parceiros, ficou à frente, com 37 menções. 

No geral, os parlamentares declararam acompanhar mais os grandes jornais de circulação nacional. Na totalização dos dados, o Congresso em Foco ficou na quinta colocação. Os três veículos que deputados e senadores mais leem, segundo a pesquisa, são: Folha de S.Paulo (86 citações), O Estado de S. Paulo (73) e O Globo (40). 

Os entrevistados foram sorteados a partir de uma lista com todos os 594 deputados e senadores, levando-se em conta a proporcionalidade ideológica, regional e de gênero. Amostragem definida para espelhar com maior precisão a visão do Congresso sobre as mais de 20 perguntas feitas. A pesquisa foi feita entre os dias 8 de fevereiro e 6 de março. 

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Segundo o pesquisador do Congresso em Foco Análises André Rehbein Sathler, a pandemia produziu o efeito de aumentar o consumo de notícias e informações da imprensa, o que pode ter contribuído para a resposta alcançada, com os três principais jornais do país na liderança. Considerando-se também menções genéricas a publicações impressas, 50% dos membros do Congresso Nacional apontam a categoria como a sua principal fonte de informação. 

Na sequência, aparece a categoria internet, mencionada por 25% dos parlamentares. Depois do UOL e do Congresso em Foco, o terceiro veículo digital mais citado foi o portal G1, do Grupo Globo, com 21 citações.

Para o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, o resultado é uma “grande surpresa”: “Sabemos há algum tempo que somos muito lidos pelos congressistas, assim como por tomadores de decisão em geral e também por formadores de opinião, mas não imaginava que atingiríamos um resultado tão bom. Afinal, somos do campo da mídia independente e sempre tivemos bem menos recursos do que inúmeros outros veículos que cobrem diariamente o Congresso Nacional. Isso só aumenta a nossa responsabilidade e o nosso compromisso de prestar serviços cada vez melhores, buscando sempre a oferta de jornalismo de qualidade e permanente inovação”.

Fonte: Deep Listening/Congresso em Foco

Os congressistas que indicam a televisão como o meio pelo qual mais se informam somam 18%. A liderança, entre esses veículos, fica com os canais especializados em notícias da TV fechada. Nessa categoria, a CNN Brasil (com 31 referências), criada há um ano, aparece com mais citações, seguida de perto pela Globo News (29). A única televisão aberta com mais de cinco menções foi a Globo (21). 

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As revistas foram mencionadas por 4% dos parlamentares. Em primeiro lugar na categoria ficou a Veja, seguida pela publicação digital Crusoé. Redes sociais foram mencionadas por 2% dos parlamentares (apenas citações genéricas). E apenas uma rádio apareceu no grupo de veículos com mais de cinco menções – a CBN (também uma rádio que veicula notícias ininterruptamente).

Você também pode contratar o Deep Listening, a mais ampla pesquisa sobre o pensamento dos congressistas a respeito dos mais diversos temas legislativos. O elevado número de parlamentares ouvidos, pelo menos 30% do Congresso, amplia a margem de segurança para os resultados, que permitem o mapeamento de riscos e oportunidades com maior precisão e uma visão mais aprofundada do Congresso sobre as inclinações políticas, ideológicas e legislativas. 

O Deep Listening se soma a outro produto de pesquisa do Congresso em Foco, o Painel do Poder, que também tem grande potencial estratégico para quem deseja desenhar cenários políticos e econômicos de curto, médio e longo prazo. No caso do Painel, são ouvidas as principais lideranças do Congresso, como líderes de bancadas partidárias, integrantes das mesas diretoras da Câmara e do Senado, formadores de opinião em temas relevantes como matérias econômicas, questões ambientais, costumes e direitos humanos.

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