Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro durante evento em maio de 2021. Foto: Marcos Corrêa/PR

Executivo

Bolsonaro é o presidente que menos aprova projetos no Congresso

06.12.2021 09:32 0

Nota Em
Publicidade

Estudo do Observatório Legislativo Brasileiro (OLB) aponta que Jair Bolsonaro aprovou 27,7% dos projetos enviados ao Congresso Nacional este ano, o pior desempenho de um presidente da República desde a redemocratização. As informações são do UOL.

O melhor desempenho deste mandato foi registrado em 2020, quando Bolsonaro alcançou 42,9% das propostas aprovadas. O estudo atribuí o resultado do ano passado à aprovação de pautas urgentes em razão da pandemia, como a criação do Auxílio Emergencial e do orçamento de guerra. Já em 2019, primeiro ano de governo, somente 30% das pautas enviadas pelo Planalto foram aprovadas no Legislativo.

Segundo a pesquisa, os dois presidentes que mais tiveram aprovação no Congresso ao longo da história foram Lula (PT) em 2007, com 90,5% de êxito, seguido de Itamar Franco, em 1993, quando os parlamentares aprovaram 84,6% das propostas enviadas pelo governo.

Antes de Bolsonaro, o pior desempenho era da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que aprovou somente 33% de suas proposições em 2014.

Publicidade

Elaborada pelo OLB do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), vinculado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a pesquisa levanta os projetos apresentados pelo Executivo à Câmara dos Deputados, e avalia a proporção entre todos os textos as aprovados naquele ano pelo Congresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie