Ícone do site Congresso em Foco

APCF defende revolução científica na segurança pública brasileira

APCF apoia revisão de prisões com base somente em reconhecimento fotográfico Foto: Reprodução

APCF apoia revisão de prisões com base somente em reconhecimento fotográfico Foto: Reprodução

O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, defende o uso do conhecimento científico na segurança pública e a aprovação de uma proposta para o aprimoramento da área no país.

A entidade é a favor da criação de uma Secretaria Nacional de Ciências Forenses na estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de coordenar, sistematizar e aperfeiçoar as atividades de criminalística do Brasil. A ideia foi apresentada pela APCF ao deputado Major Vitor Hugo (GO), líder do PSL na Câmara. Vitor Hugo levou a sugestão ao ministério.

“Não dá mais para dissociar ciência e tecnologia de políticas públicas na área de segurança. A secretaria significaria um marco na evolução do sistema criminal brasileiro ao promover serviço de coordenação ampla dos esforços policiais, de investigadores, de peritos oficiais e acadêmicos em torno do desenvolvimento das atividades periciais, desde a preservação de local, coleta de vestígios e a análise das evidências”, diz Marcos Camargo.

Na avaliação dele, a ideia facilitaria o trabalho dos peritos criminais ao dar prioridade às atuações técnica, científica, estruturada com base na tecnologia. “A criação da secretaria pode melhorar o combate à criminalidade, valorizando o uso da ciência contra o crime. A ideia é integrar todas as perícias criminais do país para que possamos avançar na segurança brasileira para além de repressão, mas também prevenção”, explica.

Publicidade

“O envolvimento integrado da criminalística nacional, comunidade científica e indústrias de tecnologia de ponta poderia sustentar uma administração certeira e com foco na missão de definir soluções efetivas para desmontar a cultura do ‘crime compensador’, além de permitir o desenvolvimento e entrosamento da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), além de ampliar a possibilidade de outros bancos de dados, como balístico, perfis auríferos, fonética forense, madeira, perfil químico de drogas, entre outros”, afirma Camargo.

APCF é uma das é uma das entidades que apoiam o Prêmio Congresso em Foco, que escolhe todos os anos, por meio do público na internet, de jornalistas e de um júri especializado, os congressistas mais bem avaliados do país. A associação faz a auditagem externa da votação, que termina nesta quinta-feira (30).

Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco se tornou um marco e  tem como objetivos principais estimular a cidadania, fortalecer a democracia, além de avaliar o desempenho dos parlamentares e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representam.

Ainda não votou? Vote agora mesmo no Prêmio Congresso em Foco

Publicidade
Publicidade
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Sair da versão mobile