Publicidade

cc

Brasileiros se dividem sobre prisão de Lula e desconfiam de seletividade na Lava Jato, diz pesquisa

14.04.2018 08:52 8

Reportagem Em
Publicidade

Ex-presidente está preso desde o último sábado (7) em Curitiba, onde cumpre pena de 12 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro

 

A maioria da população brasileira (57%) considera que o ex-presidente Lula, preso e condenado na Operação Lava Jato, é culpado dos crimes atribuídos a ele. Mas o país se divide em relação à prisão do petista. De acordo com pesquisa Ipsos divulgada neste sábado pelo jornal O Estado de S. Paulo, 50% são favoráveis e 46% contrários à prisão do petista.

O levantamento revela que 95% dos entrevistados acham que as investigações da Lava Jato devem continuar após a prisão do ex-presidente. Mas há desconfiança grande sobre a imparcialidade da operação. Para 52% dos entrevistados, não é correto afirmar que “a Lava Jato está investigando todos os políticos”. Outros 41% estão de acordo com essa avaliação.

Segundo o Estadão, a percepção de que “a Lava Jato está investigando todos os partidos” atingiu o mínimo histórico da série de pesquisas Ipsos no fim de semana da prisão de Lula. Apenas 43% dos eleitores manifestaram concordância com a frase, e 47% disseram o contrário.

Publicidade

“É a primeira vez, em dois anos, que aparece como minoritária a parcela da população que compartilha da avaliação de que todos os partidos são investigados”, destaca a reportagem. Em abril de 2016, 66% da população via a Lava Jato como empenhada em investigar todas as legendas.

De acordo com a pesquisa, 73% acreditam que existe uma forte percepção de que “os poderosos querem tirar Lula da eleição”. Outros 23% discordam.

A maioria (55%) também concorda com a avaliação de que “a Lava Jato faz perseguição política contra Lula”. Outros 41% discordam. Os entrevistados também se dividem quando confrontados com a afirmação de que “a Lava Jato está mostrando que Lula é mais corrupto que os outros políticos”: 44% concordam e 51% discordam.

O Ipsos ouviu 1.200 pessoas entre os dias 7 e 9 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade
Publicidade

<< “Bolsonaro não vai se esvair do nada”, avalia diretor do Instituto Ipsos

<< Maioria no país apoia Lava Jato “custe o que custar”

8 respostas para “Brasileiros se dividem sobre prisão de Lula e desconfiam de seletividade na Lava Jato, diz pesquisa”

  1. Walldemar Sobrinho disse:

    O importante é que o brasileiro que melhor representa a sociedade está enjaulado. A maior parte dos brasileiros deveriam estar fazendo companhia a ele em jaulas de segurança máxima.

  2. Way_down_from_Texas disse:

    Tem que desconfiar mesmo já que um homem inocente ta na cadeia por fazer nada ilegal!

  3. Sirio NewAge disse:

    Pai dos Pobres !
    …..”LUIS INÁCIO LULA DA SILVA” tudo já está pronto,o exemplo, até o argumento abaixo pode ser copiado e repetido. Poupe vida de teus seguidores e entre para história, não como corrupto, mas como vítima de um sistema de brasileiros íntegros e honestos que querem punir e acabar com a corrupção dos políticos.
    “””Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História”””
    Getúlio Vargas, em 24/08/1954, na carta-testamento
    SUICÍDIO DE GETÚLIO VARGAS “”Querem destruir-me a qualquer preço. Tornei-me perigoso aos poderosos do dia e às castas privilegiadas. Velho e cansado, preferi ir prestar contas ao senhor, não de crimes que contrariei ora porque se opunham aos próprios interesses nacionais, ora porque exploravam, impiedosamente, aos pobres e aos humildes. Só Deus sabe das minhas amarguras e sofrimentos. Que o sangue de um inocente sirva para aplacar a ira dos fariseus “”. …. Jetúlio Vargas 24 de agosto de

  4. Way_down_from_Texas disse:

    Eu acho que essa pesquisa os números são baixos mesmo já que ta confirmada a perseguição política contra o Lula! Algo que a maioria do Brasil sempre soube!

  5. hardy dick disse:

    Um companheiro para Lula

    Brasil 14.04.18 10:40

    A festa continua.

    Como diz a Folha de S. Paulo, José Dirceu “pode ser preso até o fim da próxima semana.

    Os embargos apresentados por ele no TRF-4 serão julgados na quinta-feira. Se negados, a detenção pode ser imediata”.
    fonte oantagonista.

    E…
    essa pesquisa só mostra que o numero de anlafgabetosw funcionais no país é alarmante. metade não sabe somar 2 + 2!

  6. mariossergio disse:

    Não era necessário tantas perguntas para chegar a estas conclusões. Bastaria perguntar: “você é petista ou não?” Se sim, é contra a prisão do Lula, contra a Lava Jato, acredita que essa operação não é imparcial, só prende petistas, não investiga outros partidos e seu único objetivo é tirar Lula das eleições. E, de certa forma, a favor da corrupção.

    Também afirmariam seus mantras: “é golpe”, “a culpa é da mídia” e “não há provas”.

  7. Paulo disse:

    É um mistério que deveria ser esclarecido por um guru.
    Mas é quase certo se tratar de algum tema estratégico que está sendo mantido em segredo absoluto, assim como muitos outros …..
    Ou as respostas a todas essas questões estão nas entrelinhas de muitas outras notícias veiculadas diariamente nos jornais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie