Publicidade

Texto torna ilegais todos os entorpecentes sintéticos, como o êxtase (foto)

Câmara endurece criminalização de drogas sintéticas

22.10.2015 16:35 0

Reportagem
Publicidade

[fotografo]EBC[/fotografo]

Texto torna ilegais todos os entorpecentes sintéticos, como o êxtase (foto)

O Plenário da Câmara aprovou, nesta quinta-feira (22), substitutivo ao projeto de lei 4852/2012, que estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas sintéticas. O texto pretende acelerar o processo de classificação de substância considerada ilícita, conferindo à Polícia Federal a competência de quais drogas devem ser classificadas como ilegais. A matéria seguirá para o Senado.

Atualmente, para uma droga ser considerada ilegal, a matéria-prima que a compõe deve constar em lista de substâncias proscritas e controladas pela Anvisa. Embasado em argumento da Associação Nacional de Peritos Criminais Federais (APCF), o autor da projeto, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), defende que a legislação atual abre brechas para comercialização legal de drogas que deveriam ser apontadas como ilícitas.

Segundo ele, leva cerca de um ano o processo de inclusão de uma substância no rol de entorpecentes proibidos – procedimento que inclui testes científicos realizados pela agência de vigilância sanitária. Nesse meio tempo, novas substâncias podem ser produzidas e comercializadas sob “aparente legalidade”, conforme explica o texto do projeto.

Para enquadrar o comércio e produção de novas drogas sintéticas ao crime de tráfico de drogas, o relator, então, propôs que todos os entorpecentes sintéticos também sejam considerados ilegais. Sendo que, até manifestação final do órgão sanitário, cabe à Polícia Federal especificar quais substâncias devem ser consideradas drogas sintéticas.

Publicidade

Mais sobre segurança pública

Mais sobre drogas

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie