Publicidade

Camargo e Corrêa admite cartel na Petrobras e fecha acordo com Cade

19.08.2015 13:38 0

Reportagem Em
Publicidade

Envolvida no esquema de corrupção da Petrobras, a empreiteira Camargo e Corrêa firmou acordo, nesta quarta-feira (19), com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão antitruste do governo, em que reconhece a existência de cartel em contratos da estatal. Como esse é o segundo acordo celebrado com o conselho, a empreiteira não obteve acordo de leniência, mas um “termo de compromisso de cessação”. As informações são da Folha de S.Paulo.

No termo, a empreiteira se compromete a entregar ao Cade documentos e informações que esclareçam o caso, além de aceitar o pagamento de multas. O órgão estipulou multas no valor de R$ 104 milhões à empreiteira. Já estão deduzidos dos montantes as reduções sobre a multa total que teriam que pagar caso os acordos não fossem fechados.

O termo também considera nas penalidades os executivos da Camargo e Corrêa, que já haviam firmado acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, Dalton Avancini e Eduardo Leite. Para o Cade, cada um deles terão que pagar R$ 1,1 milhão em multas.

O presidente do Cade, Vinícius Carvalho, informou que a empreiteira confirmou a existência do chamado “clube das empreiteiras” – em que construtoras combinavam previamente qual delas firmaria contratos com a Petrobras e se revezam nos processos licitatórios da Petrobras. “Verifica-se, assim, que o acordo proposto preenche tanto os requisitos legais quanto atende aos critérios de conveniência e oportunidade que justificam a sua celebração”, diz Carvalho em seu despacho.

Publicidade

A Camargo Corrêa já havia firmado acordo de leniência com o Cade para colaborar sobre a existência de um cartel nas obras da usina nuclear de Angra 3.

Confira íntegra de reportagem da Folha de S.Paulo

Mais informações sobre Operação Lava Jato

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie