Ícone do site Congresso em Foco

Chico Buarque vai à Justiça contra jornalista que ofendeu sua família no Instagram

Chico Buarque tem sido alvo de críticas na internet por ser contra o impeachment de Dilma Rousseff

O cantor Chico Buarque e sua família vão processar o jornalista e antiquário paulista João Pedrosa. As filhas do artista e sua ex-mulher, a atriz Marieta Severo, entrarão na Justiça com uma ação por danos morais.

“Canalhas”

O processo é uma resposta a comentário publicado em dezembro no perfil do jornalista no Instagram a respeito de uma foto postada pela atriz Silvia Buarque – filha de Chico e Marieta -, na qual ela aparece, pequena, ao lado do pai e da irmã Helena: “Família de canalhas!!! Que orgulho de ser ladrão!!!”, dizia o post. As informações são do jornal O Globo.

A publicação levou Chico Buarque a mudar de atitude em relação a críticas que ele tem sofrido na internet desde que apoiou a reeleição da presidente Dilma Rousseff, na eleição presidencial de 2014. Uma das acusações mais frequentes é que tanto o apoio naquela época quanto o fato de ele ser hoje contra o impeachment de Dilma estão relacionados com os benefícios oficiais que o artista receberia pela Lei Rouanet.

Publicidade

O cantor e compositor diz nada ter contra as leis de incentivo, mas que jamais se utilizou delas. O advogado João Tancredo defenderá os interesses da família de Chico Buarque na Justiça.

Com uma produção artística que atravessou as fronteiras da música, para incluir a literatura e o teatro, Chico Buarque também é conhecido por assumir suas posições políticas publicamente. Foi, por exemplo, uma das principais vozes da área cultural contra a ditadura militar de 1964/1985. Nos últimos anos, notabilizou-se pelo apoio ao PT, tornado explícito nas quatro últimas eleições presidenciais.

Recentemente, envolveu-se em polêmica no Rio de Janeiro por suas manifestações em favor do PT.

 

Publicidade
Publicidade

Mais sobre Chico Buarque

 

Sair da versão mobile