Publicidade

Compõem a Primeira Turma do STF os ministros Alexandre de Moraes, Marco Aurélio Mello, Luiz Fux, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso[fotografo]Nelson Jr./SCO/STF[/fotografo]

Com placar empatado, STF adia decisão sobre Bolsonaro

28.08.2018 19:00 3
Atualizado em 30.10.2020 10:20

Reportagem Em
Publicidade

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou hoje (terça, 28) a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), pelo crime de racismo. Com o placar empatado, o ministro Alexandre de Moraes, último a votar, pediu vista e adiou decisão sobre o caso.

O ministro relator do caso, Marco Aurélio Mello, votou pela rejeição da denúncia por entender que a declaração de Bolsonaro tratou-se de manifestação política e que não extrapolou os limites da liberdade de expressão. Na avaliação do ministro, Bolsonaro falou como deputado federal e estava protegido pela imunidade parlamentar.

“A imunidade parlamentar, ainda que fora das dependências do Congresso Nacional, embora sujeita à censura no plano moral, quando no exercício do cargo eletivo, a atuação do congressista está coberta pela imunidade”, disse o relator.

Bolsonaro foi denunciado pelo Ministério Público por uma afirmação que fez durante uma palestra no Rio de Janeiro. O deputado disse que não destinaria recursos para ONGs e nem garantiria território para reservas indígenas ou quilombolas.

Publicidade

“Eu fui num quilombo, o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriar ele serve mais”, disse o parlamentar à época.

O ministro Luiz Fux seguiu o voto do relator e também rejeitou a denúncia. Já os ministros Luís Roberto Barroso e Rosa Weber votaram a favor da denúncia, para que o parlamentar se torne réu.

3 respostas para “Com placar empatado, STF adia decisão sobre Bolsonaro”

  1. Wellington ( BRASILEIRO 15 ) disse:

    PORTANTO AGUARDAREMOS PARA À PRÓXIMA SEMANA À (DECISÃO) QUE SAÍRA DA (1º TURMA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL(STF) ! ! !
    EM RELAÇÃO A DENUNCIA DE CRIME DE RACISMO ENVIADA PELA PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA CONTRA O CANDIDATO AO MANDATO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA JAIR BOLSONARO(PSL-RJ) ! ! !
    O PLACAR APONTA UM EMPATE DE ( 2 x 2 ) NO VOTOS DOS EMINENTES MINISTROS SENDO (CONTRA -DENUNCIA) OS MINISTROS MARCO AURELIO DE MELLO(STF) E MINISTRO LUIZ FUX( STF) ! ! !
    E SENDO À (FAVOR DA DENUNCIA ) OS EMINENTES MINISTROS LUIS ROBERTO BARROSO(STF) E MINISTRA ROSA WEBER(STF)
    FICANDO A DECISÃO SOBRE O (VOTO) DE “DESEMPATE” DO EMINENTE MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES(STF) QUE “PEDIU VISTAS” NO JULGAMENTO NO DIA DE ONTEM (28/08/2018) ! ! !
    LEVANDO A ( DECISÃO ) PARA PRÓXIMA SEMANA ! ! !
    ENTÃO SABEREMOS SE O CANDIDATO JAIR BOLSONARO(PSL-RJ) SE TORNARA ( RÉU) EM (AÇÃO PENAL DE CRIME DE RACISMO ) ! ! !
    E JAIR BOLSONARO (PSL-RJ) JÁ É (RÉU) EM UMA (AÇÃO-PENAL) NA QUAL FOI ACUSADO DE “INCITAÇÃO” AO (CRIME DE ESTUPRO ) POR TER DECLARADO QUE “NÃO ESTUPRARIA” A DEPUTADA FEDERAL MARIA DO ROSARIO (PT-RS) POR QUE ELA “NÃO MERECIA ”
    SITUAÇÃO COMPLICADA EM PLENO ANDAMENTO DE CAMPANHAS POLITICA NO BRASIL

  2. Jeferson Matos disse:

    Bolsonaro ou ( por tragédia ) Lula vencendo quem perde é o Brasil.

  3. Wellington ( BRASILEIRO 15 ) disse:

    A QUESTÃO ESTA EM “ABERTO” ! ! !
    O EMPATE EM ( 2 x 2 ) LEVOU A DECISÃO PARA O JULGAMENTO DA PRÓXIMA SEMANA ! ! !
    ONDE O (VOTO) DO EMINENTE MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES(STF) QUE PRESIDE A ( 1º PRIMEIRA TURMA ) DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL(STF)! ! !
    IRA DECIDIR SE O CANDIDATO JAIR BOLSONARO(PSL-RJ) SE TORNARÁ (RÉU) OU NÃO EM DENUNCIA DE CRIME DE (RACISMO) ! ! !
    VOTARAM CONTRA DENUNCIA (NEGAR) OS EMINENTES MINISTROS MARCO AURELIO DE MELLO(STF) O EMINENTE MINISTRO LUIZ FUX(STF) ! ! !
    VOTARAM À FAVOR DA DENUNCIA (ACEITAÇÃO) OS EMINENTES MINISTROS
    LUIS ROBERTO BARROSO(STF) EMINENTE MINISTRA ROSA WEBER(STF)
    PORTANTO NA PRÓXIMA SEMANA SABEREMOS O (RESULTADO-FINAL) ! !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie