Publicidade

c

Exclusivo: acusações criminais contra parlamentares cresceram 68% nos últimos dois anos

24.07.2017 15:04 25

Reportagem Em
Publicidade
[fotografo]Waldemir Barreto/Agência Senado[/fotografo]

Total de investigações envolvendo deputados e senadores passou de 274 para 404 desde agosto de 2015

 

Levantamento exclusivo da Revista Congresso em Foco mostra que, entre 2015 e 2017, cresceu o número de inquéritos e ações penais contra senadores e deputados tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF). O total de investigações do gênero passou de 274 para 404 (aumento de 67,82%) desde agosto de 2015, quando foram publicados os números referentes àquele período na 18ª edição da revista.

Já o número total de acusados cresceu 45% de dois anos para cá. Naquele ano, quando uma nova legislatura estava no início, eram 164 os parlamentares investigados no Supremo. O total saltou para 238 neste último levantamento realizado pela reportagem, com dados atualizados em 22 de junho.

Publicidade

A atualização da situação criminal dos parlamentares no Supremo é um dos principais assuntos da nova edição da Revista Congresso em Foco. A segunda reportagem, publicada na última sexta-feira (21), mostrou que o Senado bateu recorde de integrantes investigados na Corte. Para acessar o conteúdo completo da publicação, clique aqui.

Na Câmara, o aumento de enrolados na Justiça aumentou 40% em relação àquele ano, que era de 135 deputados. Agora, mais de um terço dos integrantes da Casa deve explicações ao Supremo. São 190 deputados às voltas com inquéritos ou ações penais no STF. Entre eles há um “Clube dos 13”, grupo de deputados que acumula mais de 100 acusações criminais.

Leia também:

Seis em cada dez senadores respondem a acusações criminais no STF

Publicidade
Publicidade

Veja a lista dos senadores que respondem a acusações no STF

Confira os deputados que respondem a procedimentos no STF e o que eles dizem

Comando sob suspeita

A cúpula da Câmara também está sob suspeita de ter cometido algum tipo de ato ilícito. Na Mesa Diretora da Casa, o presidente da instituição, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o quarto-secretário, Rômulo Gouveia (PSD-PB), e o segundo suplente, César Halum (PRB-TO), respondem a algum procedimento criminal no STF.

Maia responde a dois inquéritos, por corrupção e lavagem de dinheiro. Ambos fazem parte das investigações da Operação Lava Jato e envolvem também seu pai, o ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia. Em um dos inquéritos, eles são suspeitos de receber repasses ilícitos da Odebrecht. No outro, respondem com os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), por indícios de que receberam vantagens indevidas em troca da aprovação de três medidas provisórias de interesse da empreiteira.

Já o deputado Rômulo é investigado em um inquérito e se tornou réu em ação penal por crimes contra a Lei de Licitações. Por sua vez, César Halum é alvo de inquérito na Suprema Corte por peculato, falsidade ideológica e corrupção passiva.

Algumas das principais lideranças também estão sob investigação. Entre eles os líderes do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e no Congresso, André Moura (PSC-SE). Na mesma situação estão os líderes da oposição na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e no Senado, Humberto Costa (PT-PE).

Leia mais: PP, PMDB, PT e PSDB são os partidos com mais parlamentares sob suspeita

Saiba mais sobre a nova edição da Revista Congresso em Foco

25 respostas para “Exclusivo: acusações criminais contra parlamentares cresceram 68% nos últimos dois anos”

  1. Lucas Eduardo Tolentino disse:

    o povo não precisa de bolsa de nenhum tipo. o povo precisa de oportunidade de trabalho. o povo brasileiro é guerreiro e muito trabalhador. nas próximas eleições não vamos esperar favores (migalhas), vamos cobrar responsabilidades dos nossos políticos. temos que entender que eles (políticos) trabalham para o povo.

  2. Adelton disse:

    A verdade é que o vicio da corrupção e o egoismo tomou conta da maioria dos politicos e acredito que será dificil acabar, porque todo governo que só pensa em beneficio próprio, nunca o país irá progredir para uma vida melhor na grande maioria dos cidadãos brasileiiros.

  3. elias disse:

    Executivo corrupto
    legislativo podre
    judiciario permissivo

  4. Antonio Carlos Wanderley disse:

    Estes e mais alguns oportunistas que estão se locupletando com dinheiro público barrarão as investigações ao presidente. O que podemos esperar de um congresso corrupto, imoral, desonesto e sem compromisso com o povo e o Brasil?

  5. Mario Deligi disse:

    E os canalhas ganham com salários e regalias outras muitíssimo mais do que valem, e CUT e outros idiotas não fazem manifestações contra isso.

  6. Luiz Messano disse:

    E o STF faz o que? Cobra as investigações por parte das polícias, do IR, do MPF. O que faz? Senta em cima dos processos até prescreverem. Vergonha, e ganham salários bem abastados para manter esses corruptos soltos e desmantelando o páis, ética, moralmente, economicamente e internacionalmente.

  7. Helcio Pereira de Almeida disse:

    Eles estão muitos seguros, os advogados do STF vão inocenta-los.
    Ou no minimo irão arquivar os processos e só desarquivar quando os crimes prescreverem.

  8. Binario_00 disse:

    E estas leis que a quadrilha congressista esta fazendo não tem valor algum pois todos tem processos pelos mais diversos crimes, marcha à Brasilia e queda da bastilha já ao molde francês.

  9. AO543 disse:

    O Povão vota nesses SANGUESSUGAS CORRUPTOS porque eles tem o Controle do DINHEIRO que sustenta esse BRASIL PODRE e eles manipulam esse Dinheiro para “FABRICAR CRISES FINANCEIRAS” para deixar o POVÃO na TANGA. E aí eles começam ‘DANDO ESMOLAS” para compra de votos e aí eles continuam no Comando. Qual dos POLITICOS CORRUPTOS estão em CRISE??????

  10. Claudio Lourenko Roche disse:

    Pois é,essa gente nojenta que se diz parlamentar, traidores que não
    respeitam o povo e jogaram sujo politicamente, e apos perderem quatro
    eleiçoes, aproveitaram momento de baixa popularidade para derrubar governo
    e impor programa neoliberal que fhc deixou por fazer, retirando
    direitos dos mais pobres, covardes desgraçados, nenhum Pais chega a
    nação com uma politicalia que desrespeita o
    voto do eleitor. Desrespeitaram o povo brasileiro, mesmo quem votou
    contra a dilma. Poristo quem ganha com esse grupo politico governando é o “deus mercado” e o grupo politico que assumiu esse governo que os tucanos apoiam e se que se pŕotegem com o tal forum previlegiado

    • Mario Deligi disse:

      Certo estava o partido dos trambiqueiros assaltando o pais. Vide Petrobras, Eletrobras etc.

    • Antonio Carlos Wanderley disse:

      Não é menos parvo dizer que os políticos não respeitam a vontade do eleitor? Democracia não é eleger corruptos e imorais com carta branca. O fato de serem eleitos não lhes dá o direito de destruírem tudo. Parece muito difícil entender o que o esquerdismo parvo fez com a economia, instituindo a corrupção e acabando com o emprego e a esperança do povo. Em que governo os bancos mais lucraram? Em que governo as estatais quebraram por incompetência e corrupção? Em que governo foram criados mais de 30 mil cargos comissionados? Em que governo a arrecadação mais que dobrou, a divida pública quintuplicou e os serviços públicos como saúde, educação, segurança, etc. despencaram? Não precisa ter Q.I. superior a 30 para entender a menos que ganhe para isto ou viva do trabalho alheio.

  11. Elcio Antonio disse:

    A culpa de ter essa merda de governos e congresso é do povo que votou nestes trastes. O povo gosta de votar e eleger merdas, corruptos, sanguinários e bandidos para lhes governar.

    • Antonio Carlos Wanderley disse:

      Só alguns. Não é o povo que erra tanto, são os candidatos que não prestam. Nenhum cidadão ético, moral e honesto se torna político, apenas, criminosos esperando a oportunidade para externar seus instintos.

  12. Claudio Lourenko Roche disse:

    Pois é,essa gente nojenta que se diz parlamentar, traidores que não respeitam o povo e jogaram sujo politicamente, e apos perderem qutro eleiçoes, aproveitaram momento de baixa popularidade para derrubar
    governo e impor programa neoliberal que fhc deixou por fazer, retirando direitos dos mais pobres, covardes desgraçados, nenhum Pais chega a nação com uma politicalia que desrespeita o
    voto do eleitor. Desrespeitaram o povo brasileiro, mesmo quem votou
    contra a dilma. Poristo nosso Pai “deus mercado” e para o
    grupo politico que assumiu o governo que os tucanos apoiam e se pŕotegem com o tal forum
    previlegiado

  13. PAREBERT disse:

    Nojo desses seres repugnantes (exclua-se os poucos inocentes), que apenas estão fazendo hora extra no planeta. Pelo bem da nação, que morram o mais rápido possível…

  14. HILDEBERTO AQUINO disse:

    Notícias dessa espécie apenas fortalecem nossa repugnância para com esses políticos que a cada dia se demonstram indignos e a diminuição de credibilidade na nossa já desacreditada Justiça pela sua lerdeza crônica e/ou inércia (falta de punição severa aos que delinquem). Mas está exclusivamente em NOSSAS mãos para fazermos uma FAXINA no nosso combalido Legislativo e Executivo: “NÃO VOTAR EM QUEM RESPONDE PROCESSOS” que, aliás, nem deveriam ter permitidas suas candidaturas pelo TSE. E imperdoável essa condescendência!”

    • Antonio Carlos Wanderley disse:

      Infelizmente, pelo voto nunca mudaremos nada. Nossas leis são fracas, ou melhor, são feitas por eles e para eles, nosso sistema é podre, corrupto, imoral, desonesto e só privilegia criminosos. Abç.

  15. mariossergio disse:

    Certamente é só uma questão de tempo para que todos nossos congressistas sejam indiciados. Capacidade eles têm para isso.

  16. luciano damiao disse:

    A maior máfia do mundo é a máfia político-partidária brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie