Ícone do site Congresso em Foco

Giuliana Morrone e Murilo Grossi comandam a premiação

[fotografo]Divulgação[/fotografo]

Giuliana Morrone apresentará pela primeira vez a cerimônia do Prêmio Congresso em Foco

Os dois nasceram em Brasília. Têm praticamente a mesma idade. Tornaram-se amigos na década de 1980. Correram o mundo por meio das lentes. Ela, como repórter, apresentadora e correspondente internacional de TV. Ele, interpretando os mais diversos tipos. Amigos que há duas décadas não se veem, a jornalista Giuliana Morrone e o ator Murilo Grossi se reencontram nesta quinta-feira (26), no Unique Palace, para comandar a cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2013. Caberá a eles chamar ao palco os parlamentares que, na avaliação de jornalistas e internautas, mais se destacaram este ano como representantes da população no Congresso. Repórter da TV Globo, Giuliana Morrone fará sua estréia como mestre de cerimônia do prêmio, ao lado de Murilo Grossi, responsável pela apresentação do ano passado.
“O prêmio é extremamente necessário. Não só muito bonito e louvável como necessário. A relação entre imprensa e poder político é uma troca conflituosa, de reconstrução e crítica. O poder político tem na imprensa uma base de reflexão, autocrítica. Um alimenta o outro. No melhor dos mundos, haveria um diálogo equilibrado. Mas, muitas vezes, não é assim”, observa Murilo.
DJs Barata e Pezão comandarão a festa do Prêmio Congresso em Foco

[fotografo]Divulgação[/fotografo]

"Prêmio reforça, estreita e qualifica a relação da imprensa com o poder político", diz Murilo Grossi

“Tiro no pé”

Na avaliação do ator, parte da imprensa abriu mão do seu papel de formar e informar. “Muitos veículos viraram balcão de negócio, que agem na base da chantagem”, dispara. Na avaliação dele, o Congresso em Foco se diferencia ao fazer um acompanhamento permanente das atividades do Parlamento, com reportagens investigativas, mas apontando também alternativas e fugindo da perigosa generalização de que todos são iguais.
“Essas generalizações são um tiro no pé. Se todos são ruins, a sociedade vai dialogar com quem? O prêmio reforça, estreita e qualifica a relação da imprensa com o poder político. Com ele, o site também se posiciona reconhecendo o valor dos parlamentares que fazem a diferença”, considera o ator.
Experiência nas telas
Aos 49 anos, Murilo Grossi já participou de 15 filmes nacionais e de duas dezenas de telenovelas, séries e minisséries na TV. Sua última participação na telinha foi em Salve Jorge, da TV Globo, encarnando o policial federal Almir, um dos responsáveis pelo desbaratamento da quadrilha que explorava mulheres na Turquia. No cinema, atuou em filmes como “A Concepção”, de José Eduardo Belmonte, “Guerra de Canudos”, de Sérgio Rezende, e “Antes que o Mundo Acabe”, de Ana Luiza Azevedo.
Experiência profissional não falta a Giuliana Morrone. Com mais de 20 anos de atuação no jornalismo, Giuliana começou sua carreira na TV no SBT, no antigo telejornal TJ Brasil, ancorado por Bóris Casoy. Na Globo desde 1999, tornou-se correspondente em Nova York em 2007. E lá ficou até 2012, quando retornou a Brasília. Nesse período, acompanhou de perto a eleição de Barack Obama, desde as prévias no Partido Democrata. Em 2013, a jornalista passou a comandar o espaço dedicado à capital federal no “Bom Dia, Brasil”. Também apresenta, eventualmente, o Jornal Hoje.
O prêmio
Em sua oitava edição, o Prêmio Congresso em Foco é um convite ao acompanhamento da atuação parlamentar e ao reconhecimento dos deputados e senadores que, na avaliação da sociedade, melhor representam a população no Congresso. Os nomes de todos os premiados e sua classificação final serão conhecidos na festa desta quinta-feira (26), no Unique Palace, em Brasília.
A maioria dos premiados já é conhecida há dois meses. São os 41 deputados e senadores mais bem avaliados por 166 jornalistas que cobrem o Congresso e que participaram da primeira fase da votação, no final de junho, com o acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal. Na segunda fase, entre 9 de julho e 9 de setembro, a população votou tanto para definir a ordem de classificação dos premiados quanto para acrescentar mais um nome em cada um das categorias do prêmio.
Patrocinado pela Ambev, o Prêmio Congresso em Foco 2013 tem o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF, que fiscaliza a votação pela internet), da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), da ONG carioca A Voz do Cidadão, da Agência Radioweb e do Sindicato dos Jornalistas do DF.
Veja também:
Em vídeo, o sentido do Prêmio Congresso em Foco no Brasil de hoje
Fiscais propõem mudança na distribuição do ICMS
Outras informações sobre o prêmio
Publicidade
Sair da versão mobile