Publicidade

Maia defende redução do salário do servidor público [fotografo]Gilmar Félix / Câmara[/fotografo]

Maia quer usar fundo da Petrobras na Amazônia

23.08.2019 14:38 3

Reportagem Em
Publicidade

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quer que parte dos R$ 2,5 bilhões do fundo da Petrobras seja usada para combater as queimadas na Amazônia e os cortes orçamentários da educação. Por isso, vai ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir a divisão dos recursos, que seriam usados no combate à corrupção, mas estão parados, segundo ele.

> Bolsonaro deve fazer pronunciamento na televisão sobre queimadas

“Minha proposta para o combate às queimadas é efetiva. Peticionarmos juntos no Supremo, pedindo os R$ 2,5 bilhões do fundo da Petrobras para a educação e também para a Amazônia”, escreveu Rodrigo Maia no Twitter nesta sexta-feira (23), destacando que os recursos do fundo da Petrobras “estão parados e entrariam hoje no caixa do governo e poderiam, inclusive, ir para os estados da região”.

O fundo da Petrobras foi criado no início do ano, depois de um acordo celebrado entre a estatal, a justiça norte-americana e a Força-Tarefa da Laja Jato. Os recursos correspondem a multas pagas pela Petrobras e seriam geridos por meio de uma fundação independente que teria a responsabilidade de investir em projetos de interesse social e combate à corrupção.

Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro já vinha, contudo, tentando levar um percentual dessa verba para o Ministério da Educação, já que a pasta teve parte do orçamento contingenciado no início do ano. A sugestão de Maia, então, atende o pleito de Bolsonaro e do ministro Abraham Weintraub, mas também reforça as políticas de combate ao desmatamento na Amazônia, que colocaram o Brasil no centro de uma crise internacional nos últimos dias.

> Comissão da Câmara vai acompanhar queimadas na Amazônia

3 respostas para “Maia quer usar fundo da Petrobras na Amazônia”

  1. Valdir disse:

    Nhonho, do Fundo da Petrobras uma ova!
    Use do Fundo Partidário. Seu traíra!

  2. José Roberto Katia Marina disse:

    O Maia e o Alcolumbre(!) são os fantoches do Guedes e da pirataria financeira internacional !! Calem-se enquanto é tempo e passem a ouvir o clamor das ruas e agora do mundo e desembarquem desta nau dos insensatos, antes que sejam carregados juntos para o lixo da História!
    E enquanto isto, a “midia” nacional entreguista (Globo mais UOL e Folha no meio) abrem palanque disfarçado de entrevista para o ecocida Salles!! Nojo! De luto pela morte da dignidade jornalistica!

  3. Antonio Carlos Jr Zamith disse:

    A grana não é da petrobrás bolinha maia. é do Dep. de Justiça dos EUA que foi doado a lava-jato para fazer uma campanha contra corrupção. Via ter que arranjar do orçamento de união ou cortar do orçamento da Câmara mesmo. o estado brasileiro esta falido pela corja PT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie