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Organização foi criada em 2015 e ganhou, no ano passado, o prêmio

Organização ensina como funciona o sistema político por meio de jogos

12.06.2018 17:40 0

Reportagem
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[fotografo]Divulgação[/fotografo]

Organização foi criada em 2015 e ganhou, no ano passado, o prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social na categoria Educação

 

Em 2015, ano em que manifestantes a favor e contra o impeachment se enfrentavam Brasil afora, o Ônibus Hacker, organização que visa promover a troca de conhecimentos em viagens pelo país, passou por Brasília. Curiosa para descobrir se os manifestantes de ambos os lados sabiam as consequências de suas demandas, Julia Carvalho e seus colegas de viagem decidiram criar um jogo sobre as regras da política brasileira.

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Dessa forma nasceu a ideia do Fast Food da Política, organização que propõe jogos rápidos para ensinar aos cidadãos como entender melhor as estruturas do sistema político e eleitoral brasileiro.

Desde então, a organização passou a desenvolver jogos para ensinar quais são os mecanismos da política e do Estado brasileiro e como eles funcionam. Segundo o consultor de conteúdo da organização, Bruno Bonini, Júlia, que hoje é sócia-diretora da organização, já tinha desenvolvido um jogo semelhante quando cursava a faculdade de design. “Nessa viagem ela tinha duas perguntas: será que as pessoas que estão pedindo o impeachment ou que estão contra o impeachment sabem realmente quais são as regras? E será que o jogo é uma boa ferramenta para que elas possam entender?”.

Julia passou então a testar os jogos e constatou que ambos os lados não sabiam exatamente quais as regras e que os jogos trabalhavam, de uma maneira lúdica e “sem ódio”, como ele mesmo descreve. “Ele [o jogo] cria um ‘metambiente’ que possibilita que as pessoas discutam apenas o que está sendo tratado no jogo”, explica Bonini.

Em novembro do ano passado, a organização ganhou o prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social na categoria Educação pelo projeto.

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Os jogos, disponíveis para download no site mediante preenchimento de um formulário, se dividem em duas categorias até o momento, a que dá nome ao projeto e o Molho Especial. Enquanto a primeira foca em jogos rápidos para entender as esferas e poderes que compõem a política nacional; o Molho Especial aborda mulheres na política, para explicar a representatividade feminina na política brasileira. Há ainda um outro programa, chamado “Slow Food”, ainda em fase de desenvolvimento, para aprofundar os conhecimentos e iniciar a formação política.

No início de maio deste ano, a organização lançou uma campanha de financiamento coletivo para confeccionar e distribuir kits de jogos sobre as eleições. O objetivo é arrecadar R$ 50 mil até o dia 17 de junho para que a ideia saia do papel. “Nós queremos que haja um kit em cada estado, pelo menos”, diz Bruno.

“Por não sermos uma organização muito grande, a gente tem dificuldade de ir um pouco mais longe. Mas até por isso, nós fazemos os nossos cursos de multiplicadores, e tivemos pessoas de outros estados virando multiplicadores”, completa Bruno.

<< Acesse o Fast Food da Política

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