Ícone do site Congresso em Foco

Polícia e manifestantes entram em confronto em Brasília

[fotografo]Valter Campanato/ABr[/fotografo]

Polícia utilizou bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo, além de balas de borracha, para reprimir grupo que furou bloqueio policial

Após uma manhã praticamente sem incidentes, manifestantes e policiais militares se enfrentaram em Brasília no começo desta tarde. A Polícia Militar utilizou bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo, além de balas de borracha, para reprimir um grupo que furou um bloqueio policial para tentar chegar ao Estádio Nacional Mané Garrincha, onde a seleção brasileira disputará um amistoso contra a Austrália às 16h15.

Integrantes da cavalaria da polícia também foram acionados para dispersar os manifestantes, quase todos com o rosto coberto por máscaras. Muitos deles voltaram para a rodoviária de Brasília, onde estavam inicialmente concentrados, aos gritos de protestos. Um repórter da agência Reuters sofreu luxação em uma das pernas, segundo a rádio CBN. Antes de chegar aos arredores do estádio, os manifestantes atiraram pedras contra o prédio da TV Globo. Um carro foi danificado.

O clima de tensão desta tarde contrasta com o de tranquilidade, registrado pela manhã, durante a manifestação que se estendeu do Museu Nacional até o Congresso Nacional. A sede do Parlamento foi cercada por policiais, que impediram que os manifestantes ultrapassassem o espelho d’água. A polícia chegou a usar spray de pimenta para afastar parte do grupo. Mas não houve confronto de maior proporção.
Acompanhe os protestos de hoje pelo nosso perfil no Twitter
Veja mais sobre “o Brasil nas ruas”

Fazendo  uma cobertura jornalística apartidária e crítica do Parlamento, o Congresso em Foco constata diariamente que os políticos nao são iguais e que, se o Legislativo brasileiro não é o que desejamos, é o que temos – e elegemos. Sem ele, sabemos que não há democracia. Vamos valorizar o que o Congresso Nacional tem de melhor! Vá ao endereço http://premiocongressoemfoco.com.br/ e participe da escolha dos melhores parlamentares de 2013. A votação acaba nesta segunda-feira, 9 de setembro.
Sair da versão mobile