Publicidade

Lula Marques/Agência PT

Programa na internet debate cobertura da mídia sobre o impeachment

12.04.2016 13:28 0

Reportagem
Publicidade

[fotografo]Lula Marques/Agência PT[/fotografo]

Para um dos responsáveis pela iniciativa, o alambrado que divide a Esplanada dos Ministérios é fruto do "discurso de ódio" estimulado pela mídia tradicional

Profissionais do audiovisual de Brasília se reúnem nesta terça-feira (12) para discutir a cobertura sobre os acontecimentos políticos que tomam conta do Brasil, especialmente, o impeachment. O evento será nesta noite, no horário do Jornal Nacional, e envolverá cientistas políticos e professores da Universidade de Brasília (UnB). A transmissão será ao vivo, pela internet.

Veja também: o papel da mídia na cobertura do impeachment

O programa, denominado “Remoto Controle”, não tem esse nome por acaso. A inversão faz parte da ideia do grupo de traçar um contraponto à abordagem que a mídia tradicional tem feito do processo de impeachment que corre na Câmara dos Deputados contra a presidente Dilma Rousseff.

Congresso em Foco conversou com um dos idealizadores do debate, o cientista político e documentarista Gustavo Amora. Segundo ele, apesar de os responsáveis pela iniciativa serem contrários ao processo de impedimento da presidente, o Remoto Controle estará aberto ao diálogo com todas as frentes de pensamento. Além dos três debatedores e apresentadores, cerca de 15 pessoas estarão envolvidas com a parte técnica para realizar a transmissão.

Publicidade

“Vamos fazer uma leitura transparente, que mostre outros aspectos que não são abordados pela narrativa da grande mídia. Se alguém discordar do que estivermos falando, pode mandar vídeo por WhatsApp, e-mail, qualquer coisa. Queremos promover o diálogo e trazer uma carga de reflexão para a sociedade”, enfatiza Gustavo.

“Existe manipulação descarada da grande mídia na construção das narrativas que serão apresentadas às pessoas, e o resultado disso a gente está vendo nessa cerca no meio da Esplanada dos Ministérios [região central de Brasília]. Quem já imaginou que precisaríamos dividir as pessoas que têm opiniões diferentes? Isso é reflexo do discurso de ódio que tem sido plantado pela imprensa e nós acreditamos que a partir do diálogo que vamos construir uma democracia”, acrescentou o documentarista.

Para participar do debate, basta acessar o link e acompanhar o programa.

Mais sobre mídia

Publicidade
Publicidade

Mais sobre impeachment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie