Ícone do site Congresso em Foco

PEC do governo para os combustíveis é apresentada por deputado. Veja a íntegra

O deputado Christino Áureo (PP-RJ), proponente da PEC dos Combustíveis, em novembro de 2021.Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O deputado Christino Áureo (PP-RJ), em novembro de 2021. Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O deputado Christino Áureo (PP-RJ) apresentou nesta quinta-feira (3) uma Proposta de Emenda à Constituição que autoriza estados e a União a promover redução total ou parcial de alíquotas de tributos de sua competência incidentes sobre combustíveis e gás, nos anos de 2022 e 2023. O texto apresentado pelo deputado é o texto que foi trabalhado pelo governo federal sobre o tema.

A PEC permitirá que esta redução ocorra sem a tradicional compensação da renúncia fiscal, sendo necessária apenas a apresentação da estimativa prevista. Ao contrário do que indicou o ministro da Economia, Paulo Guedes, a proposta não discrimina tipos de combustíveis, o que indica que o zeramento de impostos valerá para diesel, gasolina e etanol.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected].

“A redução de alíquotas permitida pela proposta, quando adotadas, repercutirá na redução de receita da União, dos Estados e do Distrito Federal durante os dois próximos exercícios, mas contribuirão para maior celeridade no processo de recuperação”, argumentou o deputado.

Publicidade

A proposta, no entanto, já se inicia com alguma polêmica: parlamentares da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado avaliaram que é preciso ter cautela com propostas que implicam intervenção estatal em setores da economia. É diante, inclusive, da resistência que se avalia que o governo tenha optado por não enviar uma proposta do Executivo, mas trabalhar um texto que fosse sugerido a partir do próprio Congresso.

O deputado agora tem de coletar 171 assinaturas – ou um terço dos parlamentares da Casa – para que o texto inicie sua tramitação.

Leia a íntegra da proposta:

> Ajude-nos a fazer um Congresso em Foco melhor pra você

Publicidade
Publicidade
Sair da versão mobile