Publicidade

Bruno Araújo [fotografo] George Gianni / PSDB [/fotografo].

PSDB rompe com Guedes: “Não consegue ser relevante para o país”

08.07.2020 12:51 56

Publicidade

O PSDB divulgou nesta quarta-feira (8) uma carta com críticas ao ministro da Economia, Paulo Guedes. No último domingo (5), Guedes afirmou ser um mito que o Plano Real foi o “melhor do mundo”. “Se o plano fosse tão extraordinário, eles não perdiam quatro eleições seguidas”, disse em entrevista à CNN.

No documento assinado pelo presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, o partido declara que o ministro da Economia não ” consegue ser parte relevante de um único momento memorável sequer da história do nosso país”.

> Guedes: governo fará quatro grandes privatizações nos próximos três meses

Há também críticas aos adiamentos das reformas econômicas desejadas pelo governo. “Ficou sempre para ‘semana que vem’ a apresentação da reforma tributária, a proposta da reforma administrativa que combata privilégios, da privatização de estatais que só servem para sorver dinheiro público”.

Publicidade

O texto ressalta a atuação de deputados e senadores do PSDB na aprovação da reforma da Previdência e do novo marco do saneamento básico. A reforma da Previdência foi relatada na Câmara e no Senado por dois tucanos: deputado Samuel Moreira (SP) e senador Tasso Jereissati (CE).

Na época secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o ex-deputado pelo PSDB do Rio Grande do Norte Rogério Marinho foi um dos principais articuladores políticos da emenda à Constituição.  Hoje ministro do Desenvolvimento Regional, Marinho pediu há duas semanas desfiliação do partido. Como justificativa disse já estar afastado das atividades da sigla desde o início do governo.

“O fato de me encontrar desde fevereiro de 2019 investido no cargo de secretário especial e depois como ministro do Governo Federal me levou a um afastamento da vida orgânica do PSDB. Por essa razão, me desfilei do partido”, disse Marinho em nota.

O Plano Real foi implementado em 1994 e mudou a moeda nacional oficial do Cruzeiro Real para o Real. A iniciativa teve o objetivo de estabilizar os altos índices da inflação brasileira na época. A nova moeda foi lançada durante a gestão de Itamar Franco na Presidência e de Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, no Ministério da Fazenda.

Publicidade
Publicidade

Esse não é o primeiro atrito entre Guedes e o PSDB. Em julho de 2019, o partido já havia divulgado um texto contra declarações do ministro. A nota da época foi contra falas de que 30 anos de social-democracia seriam responsáveis pelos problemas do país.

Um documento elaborado pela Secretaria de Desestatização do Ministério da Economia foi o fator catalisador para a reação dos tucanos.

No entanto, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, em entrevista dada ao Congresso em Foco em outubro de 2019, disse que a sigla concorda com a política econômica defendida pelo ministro e minimizou atritos com Guedes:

“Recalque das diferenças dos economistas tucanos no Rio, isso passa [tanto Paulo Guedes quanto André Lara Resende e Persio Arida, economistas responsáveis pelo Plano Real, ensinaram na mesma época na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro]. O mau humor do ministro Guedes não vai gerar barreiras em relação a nossa crença do que é necessário para ajudar o país se desenvolver do ponto de vista econômico”.

Leia a seguir a íntegra a carta divulgada pelo PSDB contra Guedes nesta quarta-feira:

“O atual ministro da Economia tem sido reincidente em suas declarações públicas contra o PSDB.

Parece coisa de gente que até agora não conseguiu ser parte relevante de um único momento memorável sequer da história do nosso país.

Só isso, ou alguma absoluta amnésia, explica a tentativa do atual ocupante do ministério da Economia de tentar diminuir a relevância do Plano Real ou de outras conquistas econômicas e sociais promovidas pelo PSDB em seus governos.

Paulo Guedes talvez não se lembre, mas a hiperinflação era um mal que consumia o dinheiro das pessoas, tornava os pobres mais pobres e, acima de tudo, destruía qualquer perspectiva de futuro para o país. Paulo Guedes talvez não se importe com coisas desta natureza.

Melhor seria para o país se o ministro ocupasse seu tempo com uma agenda de realizações que busque cumprir o básico de quem está num governo: ajude a melhorar a vida das pessoas, ainda mais num momento tão difícil quanto o atual.

Até agora, passados 18 meses, o ministro da Economia continua no vermelho, continua devendo.

Até agora, Paulo Guedes foi apenas o ministro do “semana que vem nós vamos”, ministro de uma semana que nunca chega.

Ficou sempre para “semana que vem” a apresentação da reforma tributária, a proposta da reforma administrativa que combata privilégios, da privatização de estatais que só servem para sorver dinheiro público.

Cadê o Brasil novo que o atual ministro tanto promete e nunca entrega?

Mesmo antes da pandemia, o tão esperado crescimento econômico – aquele que Paulo Guedes vivia dizendo que “estava decolando” – nunca ocorreu. Agora não passa de miragem, sabe-se lá para quando.

O Brasil moderno, ministro Paulo Guedes, nasceu nos governos do PSDB. Não adianta querer fazer como alguns dos regimes mais repugnantes da história da humanidade, que se dedicaram a deturpar e a tentar reescrever a história. Isso não é coisa de quem preza a democracia.

A lista de realizações é extensa, mas não custa relembrar.

Além do excepcional Plano Real, que trouxe estabilidade econômica e inédita transferência de renda, beneficiando sobretudo os mais pobres, tivemos as privatizações, como a da telefonia, que levou celulares a todos os brasileiros; a Lei de Responsabilidade Fiscal; a criação dos programas de transferência de renda; a universalização do ensino fundamental, de tempos em que o Ministério da Educação cuidava de educação; e a criação dos medicamentos genéricos, de quando o país tinha ministro da Saúde.

No período em que o PSDB fazia tudo isso, Jair Bolsonaro, o chefe do atual ministro, mantinha-se gostosamente abraçado ao Partido dos Trabalhadores na trincheira contra a modernização do país. Votava contra todas as reformas, contra o Plano Real, contra as privatizações e sempre pela manutenção e pela ampliação de privilégios e interesses corporativos. Talvez seja isso que explique a raiva que Paulo Guedes sente pelo PSDB…

Mais tarde, na firme oposição ao PT, o PSDB fincou pé na defesa das instituições, no combate aos abusos, na denúncia incansável dos erros de um governo que levou o país a uma crise econômica, social, política, ética e moral de proporções até então inéditas. E Paulo Guedes, onde estava?

Não é só o passado que nos diferencia do atual ministro. O presente também nos coloca em lados opostos.

Enquanto Paulo Guedes continuava prometendo um novo mundo “para a semana que vem”, o PSDB atuava para tornar possíveis as mudanças que o país precisa.

Já durante o governo Bolsonaro, o PSDB esteve à frente das principais realizações econômicas recentes, levadas adiante pelo seu empenho legislativo, como a reforma da Previdência e o novo marco do saneamento, ambos conduzidos por parlamentares tucanos no Congresso Nacional.

Ficam as perguntas: e Paulo Guedes, o que tem para mostrar? O que o atual ministro da Economia está esperando para começar a fazer alguma coisa pelo Brasil? Quando vai pelo menos indicar que sabe pelo menos como fazer? Vai trabalhar ou vai continuar na sanha inútil contra quem realmente realizou mudanças e promoveu benefícios para todos os brasileiros?”

Bruno Araújo
Presidente Nacional do PSDB

> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país   

> As últimas notícias da pandemia de covid-19

 

56 respostas para “PSDB rompe com Guedes: “Não consegue ser relevante para o país””

  1. Magda ferreira santos disse:

    O GUEDES NÃO É ASSIM COMO O PSDB DE FHC E OUTROS TAMBÉM NÃO É!!

  2. Jorge Teixeira Carneiro disse:

    Relevante era o PALLOFFE.

  3. Nelson disse:

    O unico fato positivo que esse Sr pode gerar a o anuncio da saida dele do ministerio…muito fraco.

  4. Nelson disse:

    Esse guedes é uma fraude…fala muito e nada faz.

  5. Nelson disse:

    Gostei achei a melhor definição para esse pseudo ministro: ministro da semana que vem. Não podemos esquecer que quando foi privatizado o gás ele prometeu que em 6 meses o gás ia baixar os preços. Com a pandemia o petróleo e todos seus derivados baixaram, exceto o gás. Privatizado.

  6. Nelson disse:

    Espera as eleições pra voce checar a sua popularidade e seus feitos, voce esta enterrando o governo do Bolsonaro, se fosse o presidente ja tinha te demitido a 1 anoa atrás, voce só tem papo…é muito mal um posto petrobras…ta longe de Ipiranga amigo.

  7. Nelson disse:

    Olha ai o ministro do bozo querendo sair na foto…kkk…pobre incompetente.

  8. Nelson disse:

    Devemos ao PSDB a a o Sr Fernando Henrique Cardoso o fim da inflação e o inicio de novos tempos, agora chega esse zero a esquerda e quer sair na foto, vai sair na foto como o pior ministro da economia das ultimas decadas, da até dó.

  9. Nelson disse:

    Esse Guedes faz parte de uma grande fraude eleitoral, anda mais escondido que todos me tempo de covid, de Posto Ipirange passou a um zero a esquerda, vai ser lembrado como um nada na economia, lamentavel como toso esse governo, não serve nem para sindico do meu prédio.

  10. #FORABOLSONARO disse:

    O PSDB era o país da maravilha, onde tudo existia na ficção, pois foi o partido que mais massacrou o povo, principalmente os mais pobres, infelizmente o Bolsonaro e sua equipe, principalmente o Guedes são tão perigosos quanto foi o PSDB. Agora com o PT o Brasil conseguiu ser um país de fato, houve uma verdadeira evolução, tanto foi assim, que até hoje, é preciso dar GOLPE, Prender injustamente o melhor presidente que o Brasil já teve, para evitar que o povo eleja àquele que é considerado o melhor para governar o Brasil, LULA!

  11. Frederico Rodrgues Silva disse:

    Esta porcaria de ministro da Economia, já deveria ter saído deste governo a mais tempo. Este cara, não tem nenhum perfil para comandar a nossa economia. Essa coisa, foi capaz de menosprezar o nosso Banco do Brasil, com enormes quantidades de palavras de baixo calão, pela não privatização do banco do Brasil. Além disso, essa porcaria de ministro da Economia veio a criticar os empregados domésticos passeando na Disney, face à estabilização do dólar frente ao real. No entendimento deste incompetente, a valorização do dólar frente ao real é o melhor que possa ocorrer no Brasil. Para ele o brasileiro pagar 10,00 reais para adquirir 1 dólar é que é do seu interesse. Pode ter certeza que ele vai correr atrás desse objetivo, já que ele dá as ordens no Banco Central Central, para não intervir neste maldito mercado financeiro. Além disso, o incompetente ministro, quando na sua viagem de trabalho na França, veio a criticar o presidente da França, porque ele casou com uma mulher feia, este é o perfil desta porcaria de ministro da Economia que está no comando do ministério.

  12. Jerônimo Alves disse:

    O PSDB era o país da maravilha, onde tudo existia na ficção, pois foi o partido que mais massacrou o povo, principalmente os mais pobres, infelizmente o Bolsonaro e sua equipe, principalmente o Guedes são tão perigosos quanto foi o PSDB. Agora com o PT o Brasil conseguiu ser um país de fato, houve uma verdadeira evolução, tanto foi assim, que até hoje, é preciso dar GOLPE, Prender injustamente o melhor presidente que o Brasil já teve, para evitar que o povo eleja àquele que é considerado o melhor para governar o Brasil, LULA!

  13. Anubis_Necromancer disse:

    Guedes tá nem aí pro país.
    Só que saber da carteira dele cheia.

  14. Jayme Fialho disse:

    O problema do PSDB foi bem definido pelo Josias: não adianta passar perfume e abraçar o gambá. Aécio, Serra, Anastasia e outros nomes de peso do PSDB mancharam a reputação do partido. Mas o Guedes tem duas excelentes “soluções” para o país: reestabelecer a CPMF e reduzir o salário dos servidores. Seria cômico se não fosse trágico.

  15. Jorge Teixeira Carneiro disse:

    Verdade seja dita. As grandes privatizações que mudaram para melhor a prestação de serviços das concessionárias públicas foram feitas por um governo de socialistas fabianos. Se lelas não tivessem sido feitas há mais de 20 anos atrás, o país hoje estaria pior ainda.

    • Victor Hugo Pinheiro Cunha disse:

      Meu caro, eu já tinha celular e banda larga antes das privatizações então eu acho isso um grande exagero… Já tinha um bom serviço das teles, o problema, era que o governo passou a gerir mal, pra sucatear, pra vender baratinho. Vendemos pra um monte de estatais estrangeiras não é verdade? Grande privatização vendendo pra estatais. Bom mas era a agenda da época. Depois os europeus privatizaram também… E aí virou essa porcaria de serviço que temos hoje. Cobram caro, mas é uma porcaria, instável e lenta, e não está universalizada até hoje.

  16. Sandro Borges disse:

    Paulo Guedes não é economista, é a raposa cuidando do galinheiro. Não constrói nada, não tem ideias, só repete as que foram executadas há mais de 40 anos por outros governos pseudo-liberais (e que não deram certo ou estão sendo revisadas). Só sabe obter superávit com venda de ativos. É incapaz de colocar o que existe nos trilhos. Reabasteceu as grandes empresas com subsídios estatais, enquanto elegeu o funcionalismo público e as “domésticas” como inimigos do Estado. Suas mudanças no direito trabalhista vão empobrecer ainda mais a população, e com isso diminuir a capacidade e poder de compra da maior parte dos consumidores. Ainda que tenhamos forte produção, não teremos a quem vender. A balança de Paulo Guedes só pende para si. Nunca houve utopia em ser Ministro da Economia por um país melhor.

  17. Edno Mizutani disse:

    Falou pouco mas falou bonito…

  18. juca bomba disse:

    Além de nada fazer. Ainda está sendo processado por operações com fundos de pensão
    Grande estadista de meia pataca.

  19. Zamtonsky Mun disse:

    Paulo guedes é um rentista de ações somente. Existe um forte marketing trabalhando para ele mas ele é apenas um urubu que destroça grupos economicos para faturar mais e mais….o cara é uma nulidade como pessoa e já mostrou também ser uma nulidade no governo além de ser mentiroso e arrogante. Ele quer entregar as estatais de graça para qualquer um que aparecer e que está pouco se importando se vai ou nao dar certo…é um inconsequente e vândalo do mundo financeiro. Hoje o cenário mudou e a economia de estado no cenário que estamos precisa mais do que nunca das estatais…o dinheiro está fugindo para outros países e nao ficando aqui! Estado mínimo nao existe …é uma utopia e total irresponsabilidade!

  20. CARLOS ALBERTO RANGEL disse:

    O Plano Real foi a ÚNICA mudança REAL, perene e importante para a população brasileira nos ultimos 50 anos. O fim da inflação monstruosa que arrasava nossa economia trouxe a estabilidade e a tranquilidade de planejamento para as famílias. Foi SIM o melhor plano econômico da história do Brasil.

    Infelizmente… como sempre.. o pute foi contra o Plano Real, foi contra a Constituição e é sempre contra TUDO o que é de bom para o Brasil. Afinal de contas, para o pute.. só o que importa é o poder estar em suas mãos, então devem sempre ser contra tudo o que é de bom para o Brasil e for implementado por terceiros.

    • Jorge Teixeira Carneiro disse:

      O PT foi contra o Plano Real no momento inicial da sua criação em 1993 ou 1994. Mas se beneficiou muito com ele. A estabilidade do primeiro governo do Lula foi resultado ainda do Plano Real. Depois, ele foi destruído pelo loteamento e aparelhamento das estatais com a entrada do Manteiga na Fazenda.

      • Victor Hugo Pinheiro Cunha disse:

        O PT foi contra certos detalhes do plano real…
        Primeiro o PT acusava o PSDB de estar lançando um plano eleitoreiro…
        Dá pra entender. O plano era bom, o PT queria que fosse deles, mas era dos rivais, então só sobrou ser contra, pois, quando o PT ganhasse, faria… hahaha…
        Mas é que o plano deu certo. Funcionou. E durou… Então não há como negar.
        O PT pode ter sido contra mas depois, seguiu adiante, manteve a estabilidade…
        A estabilidade da moeda, o controle da inflação, o PT seguiu a mesma cartilha do PSDB… Até que, o PSDB viu que isso também era eleitoreiro e o PT iria ganhar as eleições de novo… Assim o PSDB não aceitou a derrota pra reeleição da Dilma e fez de tudo pra sabotar até derrubar o governo… O Aécio mau perdedor não aceitou a derrota.. Tinha que derrubar a Dilma..
        E assim tudo o que o PSDB fez de bom no passado. Fez de ruim no final.

      • CARLOS ALBERTO RANGEL disse:

        Sim.. como eu disse.. o Plano Real é a UNICA mudança realmente importante para a população brasileira em 50 anos. E CLARO que o nove dedos se beneficiou.

        • robson israel disse:

          Quem se beneficiou foi seu queridinho PRESIDENTE Michel Temer,imbecil.

          • CARLOS ALBERTO RANGEL disse:

            O nove dedos ladrão nojento não fez NADA pelo pobre a não ser colocar todos os programas do FHC em um só e mudar de nome. E o nove dedos nojento ladrão safado vai voltar pra jaula onde é lugar de chefe de quadrilha.

          • robson israel disse:

            O FHC quem vai pra cadeia,Lula não vai mais ser preso,quem tem que ser preso é o seu bandido nojento e imundo Michel Temer o Vampiro,que é canalha igual vc,seu cachorro sem caráter.

          • CARLOS ALBERTO RANGEL disse:

            Já já o verme vagabundo de nove dedos ladrão CONDENADO volta pra JAULA.. feito um animal que é o que ele é.

          • robson israel disse:

            Animal é vc que é um cachorro vagabundo,admirador de vampiro sanguessuga.O VAGABUNDO LADRÃO do seu ex-presidente,é quem vai voltar pra cela,feito um animal,que é o que ele é,juntamente com vc,um LIXO.

    • robson israel disse:

      E o PSDB também é contra tudo que é bom para o Brasil.Tá bom pra vc?

      • CARLOS ALBERTO RANGEL disse:

        Ué.. então porque o PSDB fez o PLANO REAL que SALVOU o Brasiil.???

        • robson israel disse:

          Porque era um plano eleitoreiro que enganou os trouxas do Brasil na época.

          • CARLOS ALBERTO RANGEL disse:

            Ah sim.. a hiper inflação não foi controlada… o Brasil não passou a ter estabilidade… os empresários e os pais de família não puderam passar a planejar o que fazer com suas vidas e economias.
            Deixa eu adivinhar…. vc é mais um mortadelão viuvinha do nove dedos!!!!

          • robson israel disse:

            Viuvinha dos nove dedos e mortadelão é vc canalha FDP,apoia bandidos como Temer e Bolsonaro.Não merece viver aqui no Brasil e sim na Itália fascista.

          • CARLOS ALBERTO RANGEL disse:

            É bom saber que vc é um lambe saco de ladrão chefe de quadrilha? É bom saber que você idolatra um F D P ?

          • robson israel disse:

            Carlos,toma cuidado, meu colega,fica na sua,o chefe da sua quadrilha tá te pagando quanto?

          • CARLOS ALBERTO RANGEL disse:

            kkkkkkk.. “”fica na sua”” …kkkk.. cria vergonha na cara, lambe saco de bandido nojento!!

          • CARLOS ALBERTO RANGEL disse:

            Cria vergonha na sua cara.. o que é “toma cuidado”? Voces lá tem moral para ameaçar alguém? Bando de lambe saco de ladrão safado vagbundo CONDENADO!

          • CARLOS ALBERTO RANGEL disse:

            1) FASCISTA é a sua mãe que colocou um imbecil no mundo
            2) Quem MANDA no Brasil é gente correta, honesta.. e
            3) JAMAIS.. SOB NENHUMA HIPÓTESE permitiremos que a corja imunda da esquerda volte ao poder. JAMAIS!

  21. wzfr disse:

    psdb, o irmão siamês do pt?

  22. RODRIGO disse:

    PSDB rompe com Guedes: “Não consegue ser relevante para o país”?????
    ELE NÃO TINHA RELAÇÃO DE COM VCS NÃO
    A RELAÇÃO DELE É COM O BRASIL…

    VCS TUCANOS HÁ TEMPOS VEM AFUNDANDO O BRASIL…PARTIDOS CORRUPTOS

  23. Silas A. Santos disse:

    O Paulo JUDAS Guedes não deve ter pago a fatura….tucanos são caroooss….rs rs rs rs rs…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie