Publicidade

Ministro causou polêmica ao sugerir que professores e alunos lessem o slogan "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos" na abertura do ano letivo[fotografo]Luis Fortes/MEC[/fotografo]

Oposição vê “manipulação barata” em carta do MEC às escolas

25.02.2019 20:14 28

Publicidade

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (PT-RS), acusou o Ministério da Educação de fazer “manipulação barata” por ter enviado, às escolas brasileiras, um pedido para o primeiro dia letivo de 2019: que professores, alunos e funcionários leiam “trechos curtos” uma carta do ministério, cantem o hino nacional diante de uma bandeira do Brasil e enviem um um vídeo da cerimônia à pasta.

“Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!”, diz o texto da carta.

Pimenta afirmou que a oposição na Câmara deverá “ingressar com uma representação por crime de responsabilidade contra o Ministro da Educação”, Ricardo Vélez Rodriguez. Para o petista, a carta é “um panfleto da campanha do Jair Bolsonaro em um minuto”, devido à frase “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, que o preside usou nas eleições no ano passado.

O Ministério da Educação afirma, em nota, que “a atividade faz parte da política de incentivo à valorização dos símbolos nacionais”, mas ressalta que o cumprimento da recomendação é voluntário.

Publicidade

O deputado José Medeiros (Podemos-MT) criticou as reclamações da oposição. “Achei relevante essa indignação porque eu descobri que eles [oposição] estão começando a ficar do lado da Escola sem Partido”, ironizou. “Se o ministro não pode mandar uma carta para ser lida nas escolas, muito menos poderia haver doutrinação dentro da escola, fazer apologia”, completou.

28 respostas para “Oposição vê “manipulação barata” em carta do MEC às escolas”

  1. paulo1968 disse:

    É fazer uma vez obrigados, esperar uma gravação e os pais entrarem com uma ação conjunta contra o “ministro, o MEC< o Estado, o Bozo…

  2. ODIN disse:

    Tem que cantar Hino Nacional SIM e com respeito. Filmar ? É desnecessário.

  3. Bento Sartori de Camargo disse:

    Qualquer reação contrária aos projetos do atual Presidente Bolsonaro e sua equipe, é o mais claro atestado que está sendo feito as coisas certas!.

  4. Dila Costa disse:

    Professores e alunos repetindo slogan de campanha do presidente que foi eleito. Sério isso? Ué, pensei que a direita já vinha há um tempo pedindo escola sem partido. Se na escola do meu filho o obrigarem a repetir tal frase, ou gravarem ele cantando o hino, entrarei com processo contra o Estado, e espero que todos os pais que sentirem que seus filhos estão sendo manipulado façam o mesmo.

  5. Wilson Almeida Junior disse:

    Parabéns Ministro . Vamos cantar sim .meus filhos já pediram pra cantar e eles qdo erram na escola já gritam… Brasil acima de tudo e Deus acima de tos…e gritam BRASIL

  6. F Fernandes disse:

    Esse ministro nem brasileiro é! Este ministro é um dos mais medíocre deste governo, a educação esta nas mãos de alguém q caga e anda p os brasileiros

  7. Ernesto Freire Pichler disse:

    Esse é o patriotismo que é “o último refúgio dos canalhas”. O único patriotismo defensável é o amor ao povo brasileiro, principalmente os mais pobres. Isso exige a defesa da distribuição de renda, o que é o contrário do faz esse governo, com sua “deforma” da previdência e outras ameaças.

    • ezequiel-sp disse:

      Ernesto – Se mostrou nesse tempo que distribuição de renda foi só um apanagio pra se desviar rios de dinheiro em corrupção. O Brasil precisa voltar aos eixos e propiciar ao seu cidadão condições de ter um trabalho digno e dele se sustentar, estudar e levar uma vida digna. Do jeito que foi feito só foi beneficiado quem apostou no populismo..

    • paulo1968 disse:

      O Bozonaro se aposentou aos 33 anos….

  8. ezequiel-sp disse:

    Com todas as possíveis distorções que esse livro tenha, fora da lógica ou dentro do “criacionismo”, eu peergunto: Não é melhor do que kit Gay? Linguajar LGBT? Filosofa popuzuda? Me poupem vai…

  9. Leonardo disse:

    Aqueles que tanto choravam e se diziam contra “doutrinação” e “decisões ideológicas” são os que mais as fazem agora que estão no governo. Estamos no país da hipocrisia mesmo!

    • ezequiel-sp disse:

      Estamos na hipocrisia do que antes podia e agora não pode..Espere o seu tempo pra ver se foi péssimo como foi/é depois de 2002…

      • Dila Costa disse:

        Nenhum ministro da educação de Lula ou Dilma enviaram cartas a escolas pedindo para professores repetir slogan da campanha deles. Será que vc não percebeu que essa medida é um cavalo de tróia. Junto com o Hino vem a lavagem cerebral para adoração a Bolsonaro.

        • ezequiel-sp disse:

          Não. Estou mais preocupado com os valores morais que isso implica. Antes/agora é u Deus dará desgramado. Ninguém é de ninguém…Ninguém respeita ninguém. A bestialidade da sociedade foi bem feita pelo pt/vermelhos. Pensa um pouco

          • Dila Costa disse:

            A sociedade é besta desde que a terra é terra,e isso não tem nada a ver com PT. A prova disso é que vc não é petista e não goza da lucidez dos sábios.

          • ezequiel-sp disse:

            Analisa o momento emj que estamos passando e compara. Talvez isso te dê alguma luz…de sabedoria por exemplo….analisa…trace paralelos..

          • ezequiel-sp disse:

            Como disse o Alexandre Garcia – apalpar homem no chão por conta de ideologia criança pode ser filmada. Isso mostra exatamente o quanto é “aceitavel” essa ideologia..E a sociedade é besta?

          • Dila Costa disse:

            Não sei se essa mente limitada da direita é de nascença ou se essas críticas que levantam são pautadas na ingenuidade.
            Por mais que a filmagem de uma menina apalpando um homem nu no tornozelo tenha sido um erro, ou se preferir um crime que fere a estatuto da crise e do adolescente, não se esqueçam que “a mãe da criança estava lá, estava junto”.

          • ezequiel-sp disse:

            !moralmente” a mãe tem problema. Não se submete uma criança a isso. A não ser que educar esteja fora de moda…

          • Dila Costa disse:

            Tenho minha opinião formada sobre essa mãe, mas optei por não expor. Só digo uma coisa eu não levaria nenhum dos meus 3 filhos em uma exposição daquela.

          • ezequiel-sp disse:

            Boa…nem eu. concordamos..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie