Publicidade

Raciocínio lógico – O dilema brasileiro no conhecimento matemático

08.07.2016 07:50 0

Publicidade

Luiz Gonzaga Bertelli *

Nas avaliações internacionais, como o Pisa, os estudantes brasileiros demonstram baixo desempenho principalmente nos conhecimentos matemáticos. Apenas 1,1% deles têm performance elevada na disciplina. O item que mais chama atenção é a dificuldade que os alunos têm de formular situações matemáticas, uma referência para determinadas carreiras, como engenharia ou tecnologia da informação. Esse desempenho é corroborado pelas dificuldades que os professores encontram, nas escolas de ensino básico, de estimular o estudo de aritmética, garantindo um maior interesse por parte dos alunos.

Já discutimos neste espaço a importância da matemática e das ciências em gerais para alavancar o desenvolvimento do país. Além disso, ajuda no raciocínio lógico e leva o estudante a um melhor poder de concentração. Preocupado com a formação de nossos jovens, o CIEE oferece gratuitamente, em sua página na internet (www.ciee.org.br), cursos de educação à distância que auxiliam candidatos a vagas de estágio e aprendizagem, na preparação para processos seletivos. Entre os 48 temas oferecidos, alguns estão ligados à aritmética, como Matemática I e II; Matemática Financeira I e II; e Finanças.

Neste período de férias escolares de meio de ano, os cursos de EaD podem ser  uma excelente oportunidade para que necessita complementar seus conhecimentos matemáticos, aumentando as chances em exames e processos seletivos. Mas os cursos não se limitam aos estudos matemáticos. Para quem procura uma vaga de estágio e aprendizagem, pode acessar também os cursos “Dinâmicas e Testes”, “Currículo sem Segredo” e “Entrevista: como encarar?” Com eles, o estudante vai ganhar informações importantes que podem decidir uma vaga, como o comportamento ideal para uma entrevista ou dinâmica, os erros mais frequentes na elaboração do currículo, a postura adequada diante das indagações comuns, entre outras dicas importantes.

Publicidade

Para um melhor embasamento e fortalecimento do currículo, os jovens têm à disposição cursos de aperfeiçoamento em informática, uma das áreas mais exigidas como pré-requisitos atualmente. São oferecidos os cursos de Flash, Access, Excel, Word, Power Point, Fundamentos de rede e Tratamento de imagens. Se estiver com estágio vigente, a boa dica são os cursos de “Atenção Concentrada”, “Atualização Gramatical”, “Introdução a Projetos”, “Postura e Imagem Profissional”, “Relacionamento Interpessoal” e “Resolução de Problemas” – temas que ajudarão o jovem a se destacar no estágio e, consequentemente, abrirão as portas para uma eventual efetivação. O portal CIEE conta também com um novíssimo curso: “Direitos e Deveres do Aprendiz”, que visa conscientizar a juventude de 14 a 24 anos dos benefícios da aprendizagem na sua trajetória profissional.

* Presidente do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH).

Mais sobre educação

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie