Publicidade

Fiscais do Ibama não recebe ajuda em operações que possam resultar em destruição de equipamentos de madeireiros ou garimpeiros ilegais. [fotografo] Tânia Rêgo/Agência Brasil [/fotografo]

MPF questiona ministério do Meio Ambiente sobre revisão de dados do Inpe

23.08.2019 17:36 1

Publicidade

O Ministério Público Federal enviou nesta sexta-feira (23), aos ministérios do Meio Ambiente, da  Ciência e Tecnologia e à nova direção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ofícios requerendo se há informações que possam colocar em dúvida a fidedignidade dos dados apresentados pelos sistemas de monitoramento do desmatamento no Brasil apresentados pelo instituto.

As informação são do site do MPF.

A representação é de autoria do coordenador do Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do (Meio Ambiente), procurador da República Luís Eduardo Marrocos de Araújo.

Por conta dos dados sobre o crescimento do desmatamento, Ricardo Galvão foi demitido no dia 2 de agosto pelo presidente Jair Bolsonaro  do comando do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Publicidade

> Marina Silva: Marcos Pontes devia ter saído do governo para defender o Inpe

A intenção é saber o que o governo federal está fazendo para cumprir a Lei de Política Nacional sobre Mudança do Clima, de 2009, o Acordo de Paris, ratificado pelo poder executivo em 2017, e, em especial, o compromisso do Brasil com as Nações Unidas sobre Mudança do Clima, assinado em setembro de 2015, no qual o país fixou suas metas de redução da emissão de gases do efeito estufa para os próximos anos (redução em 37% abaixo dos níveis de 2005, em 2025, e de 43% abaixo dos níveis de 2005, em 2030).

Também foram questionados os ministérios das Minas e Energia e o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que houve um aumento de 83% no número de incêndios florestais no Brasil entre 1º de janeiro e 19 de agosto de 2019 e o mesmo período do ano passado, que saltou de 39.759 para 72.843 queimadas no país.

Publicidade
Publicidade

Uma resposta para “MPF questiona ministério do Meio Ambiente sobre revisão de dados do Inpe”

  1. Wisdenil Franco disse:

    “Atitude”, sim é esta a palavra chave para solucionar o momento atual, colocando as Casas em ordem. Que venham outras atitudes como esta. O Sr. JMBolsonaro, precisa entender que foi-lhe concedido “poder”; pelo voto, para bem dirigir a Nação Brasileira. Em 2022, teremos novas eleições, então, ele está “Presidente, agora”, porém, nas próximas eleições não contará com a totalidade dos votos “anti-lulistas”, nem com a totalidade dos votos “anti-PT”; talvez, com os votos dos que apoiam a “Bancada da Bala”, e da “Bancada dos Evangélicos”, embora, acredito, que ao tomar conhecimento do seu passo-a-passo, muitos destas, não queiram jogar fora seus decisivos votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie