Ícone do site Congresso em Foco

Mais de 3 mil integrantes do Ministério Público pedem rejeição da PEC 05

PL dos Entregadores já conta com apoio da maioria na Câmara

Proposta recebeu apoio de todas as bancadas da Câmara, salvo o Novo. Para legenda, a PEC representa uma exceção aberta à Constituição. Foto: Maryanna Oliveira/Ag. Câmara

Uma frente de 3,2 mil integrantes do Ministério Público Federal assinou um abaixo-assinado em oposição à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 05/2021, que altera normas de funcionamento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Promotores e procuradores consideram a mudança inconstitucional e reivindicam sua rejeição na Câmara.

De acordo com os autores da nota, o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) reconhece que as mudanças não estão de acordo com o entendimento constitucional. “Não  compete  ao  CNMP  apreciar  questões  referentes  à atividade-fim relativa à atuação de membros da carreira (em investigações, procedimentos  ou  ações  ajuizadas),  ou  seja,  não  pode  revisar  atos  que digam respeito à independência funcional”, declaram.

O comunicado também aponta vício no próprio processo de tramitação da proposta. “Em razão dos vícios de inconstitucionalidade acima apontados, a PEC 05/21 nem sequer foi submetida à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, tampouco  previu  semelhantes  previsões  de  alteração  na  composição  do Conselho Nacional de Justiça”

Os assinantes repudiam todos os pontos da reforma e solicitam a sua rejeição integral na Câmara. Confira a íntegra da nota a seguir:

Publicidade

Câmara volta a travar queda de braço com o Ministério Público

Sair da versão mobile