Publicidade

Temas

Palavras-Chave

Colunistas

Publicidade

Prêmio

Daqui a pouco: às 20h, a entrega do Prêmio Congresso em Foco 2023

Quem são os melhores parlamentares do ano? Essa pergunta será respondida nesta quinta-feira (21), a partir das 20h, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2023. Você acompanhará toda a transmissão ao vivo pela nossa página e pelas nossas redes sociais. Para ser avisado, clique no vídeo abaixo. E acione o “sino” de notificações para não perder um minuto do chamado Oscar da política brasileira:

A premiação mais importante da política brasileira tem como objetivo incentivar a sociedade a acompanhar mais de perto a atuação dos parlamentares e reconhecer aqueles deputados e senadores que mais se destacaram positivamente no exercício do mandato ao longo do ano. Valorizar o Parlamento é fortalecer a democracia, tão atacada no país nos últimos anos.

Fundador do Congresso em Foco e idealizador do prêmio, o jornalista Sylvio Costa considera que o sucesso da iniciativa está na boa receptividade do público e dos parlamentares ao projeto. Segundo ele, as duas partes entendem que o Congresso Nacional tem muito a melhorar, mas que a solução não está na destruição, nem na crítica genérica ao Parlamento. “O prêmio é uma espécie de cursinho para escolha dos melhores congressistas”, observa. “É também uma homenagem à democracia. Sem democracia não tem Congresso, não tem prêmio, não tem votação, não tem eleição, não tem Congresso em Foco“, acrescenta.

Publicidade

Para eleger os melhores parlamentares, convidamos três públicos para votar: o público, pela votação na internet; jornalistas que cobrem o Congresso, e um júri especializado. Conforme o regulamento, puderam concorrer deputados e senadores que exerceram o mandato por ao menos 60 dias durante o corrente ano; não respondam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e “não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos”. A relação dos aptos foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país. Estiveram aptos à votação 421 deputados e 66 senadores.

A votação na internet se estendeu de 7 a 31 de agosto. O processo foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APFC), que atestou em documento a lisura do sistema. Ao votar neste ano nas categorias Melhores na Câmara e Melhores no Senado, o público também escolheu, automaticamente, os parlamentares que mais se destacaram em cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste). Os cinco senadores e os cinco deputados mais votados de cada região receberão um prêmio especial.

Serão premiados os 25 deputados e os 15 senadores mais votados pelo público na categoria geral. E os cinco deputados e os cinco senadores mais votados por cada região.

Júri

Publicidade
Publicidade

Integram o júri representantes do terceiro setor, das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica e do próprio Congresso em Foco, na condição de entidade organizadora. Coube a eles indicar este ano: os melhores deputados e os melhores senadores e os parlamentares que mais se destacaram nas categorias Defesa da Educação, promovida pelo Todos pela Educação, e Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).

Serão premiados os cinco mais em cada categoria especial e os dez deputados e os cinco senadores mais bem avaliados pelo júri.

Os jurados deste ano são: Priscila Cruz, presidente e co-fundadora do Todos pela Educação; Adayse Bossolani, assessora de advocacy da ACT – Promoção da Saúde; Carlos Melo, sociólogo e cientista político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Ricardo Sennes, sócio diretor da Prospectiva; Mara Karina Sousa-Silva, jornalista e especialista em comunicação pública; e Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco. Conheça mais sobre eles:

Jornalistas

Ao todo, 25 jornalistas foram convidados para apontar os melhores parlamentares do ano. Participaram da votação profissionais dos mais variados veículos e perfis. Em comum, todos conhecedores, por dever de ofício, da atuação de deputados e senadores. Serão premiados os cinco deputados e os cinco senadores mais bem avaliados em votação secreta. A lista de profissionais reúne nomes de expressão nacional e jovens talentos do jornalismo brasileiro. São jornalistas de diferentes ideologias e visões de mundo, o que garante maior pluralidade de pensamento. Veja quem são eles:

Veja como foi a edição do ano passado:

Conheça o regulamento do prêmio

A realização do projeto só é possível graças ao apoio de várias entidades parceiras. Veja abaixo quais são elas:

Notícias mais lidas

Mais notícias sobre esse tema