Projeto Bula

Saiba o que fazemos para nos criticar melhor!

Jornalismo é, como toda atividade humana, ação sujeita a erros. E, como todo trabalho humano, nada pode contribuir mais para o seu aprimoramento do que as percepções das pessoas para as quais ele se destina.

Buscamos leitoras e leitores ativos, que questionem o trabalho que fazemos e nos puxem sempre para ir além, no caminho da inovação e da exatidão. O Projeto Bula vai facilitar essa trilha. Ele é o modo de usar do Congresso em Foco. Descreve em detalhes o que se pode esperar de cada conteúdo nosso, que sempre aparecerá no site identificado conforme a categorização abaixo.

É uma iniciativa no campo do que alguns definem como “alfabetização midiática”, mas que preferimos chamar de educação para a mídia. Pelo mundo afora cresce a cada dia o número de escolas que passam a adotá-la como disciplina integrada ao ensino fundamental e médio. Seu objetivo é desenvolver habilidades para os alunos entenderem o papel da mídia e avaliarem de forma crítica o que ela produz. Mas essa é uma necessidade de todas e todos, não apenas dos estudantes.

O número de pessoas que embarcaram em notícias falsas sobre temas como a covid-19, para não falar das fake news políticas, mostrou o tamanho do problema. Amplificada pelo poder de disseminação da internet, a desinformação pode até matar. Ajudar as pessoas a reconhecerem a qualidade da informação que recebem é tarefa urgente.

Queremos contribuir para isso abrindo, antes de tudo, as técnicas que usamos no Congresso em Foco. Entenda como classificamos cada conteúdo.

Análise – classificamos como “análise” toda peça jornalística, elaborada por nossa equipe fixa ou por alguém sob mandato dela, de caráter predominantemente analítico. Uma análise distingue-se de um conteúdo de opinião. Isso porque, embora contenha alguma dose de subjetividade, baseia-se menos em crenças pessoais e mais em argumentações, teorias, hipóteses e inferências amparadas por fatos reais. A análise pertence ao gênero do “jornalismo interpretativo” ou “jornalismo analítico”. Sua função é facilitar a compreensão de temas complexos ou propor novas formas de pensar um problema ou uma situação.

Coluna – espaço franqueado pelo Congresso em Foco a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que pode agregar valor intelectual à cobertura jornalística que fazemos do Congresso Nacional e da política. Colunistas têm ampla liberdade de tema e de linguagem. Podem optar por uma linha pessoal e opinativa; enveredar por um caminho preponderantemente analítico; explorar as possibilidades da crônica e dos textos confessionais; fazer uma entrevista; ou mesmo trazer um relato objetivo sobre os fatos, aproximando-se assim do formato de notícia ou reportagem.

Dados – recebe tal definição o conteúdo produzido a partir do processamento de dados mediante o uso de ferramentas diversas. Elas auxiliam a extração de grandes massas de informações de quaisquer bancos de dados, assim como seu refinamento e análise, com vista à obtenção de informação nova. O trabalho envolve jornalistas, cientistas de dados, estatísticos e designers, aos quais cabe pensar na visualização a mais amigável possível para os usuários finais. O Radar do Congresso e o painel da covid, sempre atualizado em tempo real, são algumas das experiências que proporcionamos nessa área.

Editorial – é a opinião do veículo que o publica. Podemos, eventualmente, repercutir editoriais relevantes publicados por outros meios de comunicação, como jornais, revistas, sites e emissoras de rádio e TV. Há situações, porém, em que o Congresso em Foco sente necessidade de tornar pública sua posição. Em qualquer hipótese, a autoria do editorial ficará explícita no texto.

Entrevista – é a publicação, em texto, áudio ou vídeo, de entrevista feita por nossa equipe – ou por profissional por ela autorizada – com qualquer pessoa que possa contribuir para ampliar o conhecimento da população sobre determinado assunto. A publicação de uma entrevista não representa o endosso, por parte do Congresso em Foco, das opiniões de quem a deu. Quando as afirmações feitas atingirem a reputação de terceiros, esses deverão ser procurados antes da sua publicação.

Galeria – sequência de fotos reunidas para enriquecer a visão dos usuários a respeito de uma pessoa ou um tema. Frequentemente, a galeria aparece no formato de “carrossel”, que permite mostrar várias imagens automaticamente ou por meio de setas clicadas pelo usuário. Aqui, um exemplo.

Lista – uma lista organiza assuntos diversos de forma didática e atraente com o objetivo de despertar o interesse de estudantes e do público não especializado por tais temas. Eis um exemplo.

Live – qualquer evento on line transmitido ao vivo por meio de ferramenta própria ou de uma rede social. Quando o evento assume características mais técnicas, reunindo diferentes especialistas para debater um assunto de modo assemelhado a um seminário, chamamos esse evento de webinar. O Congresso em Foco faz eventos on line de iniciativa exclusivamente sua ou em parceria – institucional, operacional ou comercial – com outras organizações. No último caso, sempre informamos quem apoia ou patrocina o evento.

Nota – registro curto para informar algo que, por sua importância, merece publicação imediata. Ela pode resultar tanto da apuração própria do Congresso em Foco quanto de fontes externas idôneas. Nesse caso, sempre com crédito para a fonte (por exemplo: outro veículo, um órgão público ou alguém com autoridade técnica para se manifestar sobre o tema). A nota pode ser acompanhada de íntegras, como documentos oficiais e manifestações de organizações públicas e privadas, ou ainda de vídeos e de áudios. Uma nota pode se transformar em notícia, quando a apuração é aprofundada e ampliada.

Notícia – é o relato sobre fato relevante ou curioso, que julgamos ser de interesse da sociedade. Para que seja publicada, devem ser consultadas pelo menos duas fontes de informação diferentes, de preferência com perspectivas diferentes do tema abordado. Quando as questões relatadas em uma notícia lançarem dúvidas sobre o comportamento de determinada pessoa ou empresa, ela será necessariamente procurada pelo Congresso em Foco para dar sua visão sobre o assunto. A notícia pode, e deve, dar o contexto do fato e trazer informações que facilitem a sua compreensão, mas não pode ter caráter opinativo ou partidário.

Opinião – os conteúdos de opinião diferenciam-se dos demais por privilegiarem o ponto de vista particular dos seus autores. No caso do Congresso em Foco, os conteúdos opinativos podem ser encontrados na seção Fórum, que é aberta à contribuição de todos os interessados; em nossos editoriais; e em colunas.

Reportagem – é o aprofundamento de uma notícia ou o mergulho em um fato importante, mesmo que não seja recente, em busca de revelações exclusivas. A reportagem, na acepção aqui utilizada, está no universo do “jornalismo investigativo”, que remete ao esforço para tornar públicos fatos relevantes que autoridades ou pessoas poderosas gostariam de manter ocultos. Uma boa reportagem requer pesquisas intensas, entrevistas com grande diversidade de fontes, reiteradas checagens e cuidado especial na apresentação do conteúdo final, que pode trazer complementos como vídeos, infográficos, mapas e painéis de visualização de dados. Também deve trazer – ou, no mínimo, tentar obter – as explicações de quem pode ter sua imagem arranhada pela sua publicação.

Webinar – evento on line semelhante à live, mas com características assemelhadas às de um seminário. Em geral, o webinar tem como tema assuntos técnicos, reunindo especialistas para debatê-lo. Também tende a ser mais longo que a live. O Congresso em Foco faz eventos on line de iniciativa exclusivamente sua ou em parceria – institucional, operacional ou comercial – com outras organizações. No último caso, sempre informamos quem apoia ou patrocina o evento.

Wiki – originalmente, chama-se de wiki a ferramenta de edição colaborativa que permite aos usuários criar e editar páginas de internet diretamente no navegador. Adotar tal recurso está nos planos do Congresso em Foco, mas isso ainda não aconteceu. Chamamos de wiki textos de referência, abertos a propostas de aprimoramento feitas pelos usuários, que podem contribuir para entender fatos, fenômenos ou processos que fazem parte do conjunto de temas rotineiramente cobertos pela nossa equipe. Eis um exemplo.

Contribua para aprimorar o Projeto Bula enviando sua crítica ou sugestão para [email protected].