Edição 2023

 

 

Os vencedores da 16ª edição do prêmio mais importante da política brasileira foram conhecidos em cerimônia no dia 21 de setembro. A premiação foi criada, em 2006, para fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representam. Participaram da escolha dos melhores parlamentares um júri especializado, um júri de jornalistas que cobrem o Congresso e o público, em votação na internet.

Além das categorias gerais de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”, foram disputadas este ano as categorias especiais: “Defesa da Educação”, promovida pelo Todos pela Educação; e “Clima e Sustentabilidade”, do Instituto Democracia e Sustentabilidade. Pela primeira vez, os representantes mais bem avaliados pelo público em cada uma das cinco regiões do país foram premiados. Houve prêmio para os melhores deputados e os melhores senadores, separadamente, do Centro-Oeste, do Nordeste, do Nordeste, do Sudeste e do Sul.

Concorreram todos os congressistas, exceto aqueles que eram alvo de ação penal ou de improbidade administrativa ou de denúncia criminal e exerceram o mandato por menos de 60 dias. Também foram excluídos parlamentares que, por atos e declarações, fizerem a apologia da tortura, da violência e de outras práticas em flagrante confronto com o exercício dos direitos humanos fundamentais.