Publicidade

Temas

Palavras-Chave

Colunistas

Publicidade

Eleições 2022

Identificação com a esquerda cresce no país e chega a 49%, diz Datafolha

Compartilhe

Alinhamento da população com a esquerda chega ao seu ponto mais alto desde 2013, quando começou a série histórica.
A divisão entre esquerda e direita ainda faz sentido na disputa política do mundo.

Um levantamento realizado pelo Datafolha mostra que 49% da população brasileira se identifica ideologicamente com os espectros de esquerda e centro-esquerda. Esse passa a ser o posicionamento dominante, contra 34% identificados como direita e centro-direita, e 17% de centristas. A pesquisa foi feita com base nas respostas sobre temas centrais de discussão política e social, como porte de armas, direitos de minorias e o papel econômico do Estado.

Levantamentos desse tipo são realizados desde 2013 pelo Datafolha, e o último revela a maior preponderância do espectro de esquerda desde o início da série histórica. A última pesquisa, realizada em 2017, apontava para um cenário de proximidade entre as duas visões, com a esquerda alcançado um público de 41% contra 40% da direita. Desde 2014 que o instituto percebe a queda quantitativa do eleitorado de direita.

No clima eleitoral, a pesquisa confirma a escolha dominante dos eleitores de cada lado. Entre os de esquerda, prepondera a intenção de votos no candidato Lula para as eleições presidenciais. Já na direita, Jair Bolsonaro é a escolha dominante.

Publicidade

Repórter. Jornalista formado pelo UniCeub, foi repórter da edição impressa do Jornal de Brasília, onde atuou na editoria de Cidades.

Notícias mais lidas

Mais notícias sobre esse tema