Publicidade

Temas

Palavras-Chave

Colunistas

Publicidade

Anvisa aprova novo regulamento para uso da cannabis medicinal

Compartilhe

Cannabidiol [fotografo] Pixabay[/fotografo]

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (3) uma nova Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) para produtos derivados da Cannabis com fins medicinais. O texto estabelece desde requisitos e parâmetros de qualidade necessários para regularização desses medicamentos no país, até informações que devem estar contidas nas embalagens e indicações de monitoramento pós-venda.

>Cannabis medicinal ganha força no Senado e tramitará como projeto de lei

Segundo a Anvisa, a RDC aprovada dispõe sobre os procedimentos para a concessão de uma Autorização Sanitária para a fabricação e a importação desses produtos.

Segundo a agência reguladora, o novo texto será publicado no Diário Oficial nos próximos dias e entrará em vigor 90 dias após esta publicação, devendo passar por revisões após três anos de publicação, tendo em vista o estágio técnico-científico, que se encontram os medicamentos à base de cannabis.

Publicidade

Em nota, a agência estimula a pesquisa afirmando que “as empresas não devem abandonar as suas estratégias de pesquisa para comprovação de eficácia e segurança das suas formulações, pois pelo atual conhecimento estamos diante de uma situação em transição regulatória”.

Vale lembrar

As discussões sobre a liberação de medicamentos derivados de Cannabis voltam para a agenda política brasileira dividindo opiniões no Congresso Nacional. Este ano, foi elaborado o PL 5.295/2019 que está em tramitação, passando pelas comissões especiais, no texto o projeto determina a regulamentação da produção da cannabis medicinal e o seu cultivo.

Publicidade
Publicidade

>“Eu tenho culpa pela polarização do país”, afirma Carla Zambelli

Confira a íntegra da nova regulamentação da Anvisa.

 

Campanha do Congresso em Foco no Catarse

Jornalista formada pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub), trabalha no Congresso em Foco desde maio de 2019. Realizou estágio em comunicação no Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (Unaids) e teve passagem pela Agência de Notícias Uniceub.

Notícias mais lidas

Mais notícias sobre esse tema