Publicidade

Temas

Palavras-Chave

Colunistas

Publicidade

STF mantém condução coercitiva de Marcos Tolentino para depor na CPI

Compartilhe

Ministra Cármen Lúcia nega habeas corpus e mantém condução coercitiva de Marcos Tolentino

Em decisão monocrática, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou na noite desta segunda-feira (13)  o pedido de reconsideração da defesa do advogado Marcos Tolentino para que ele deixe de prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado Federal, na terça-feira (14).

Cármen também negou o pedido para que ele não fosse conduzido coercitivamente, conforme autorizado pela Justiça Federal. Segundo a ministra, não foi apresentado nenhum fato novo em relação à sua decisão proferida em no dia 31/8 .

Marcos Tolentino foi convocado na qualidade de testemunha para prestar esclarecimentos sobre o contrato firmado pelo FIB Bank, que teria sido usado pela Precisa Medicamentos – intermediadora da vacina Covaxin – para oferecer “carta de fiança” ao Ministério da Saúde. No requerimento de convocação, a CPI sustenta que o advogado teria sido apontado como “sócio oculto” da empresa que teria fornecido garantia irregular no negócio de compra da vacina indiana.

No HC, a defesa do advogado alega que a CPI não o incluiu no rol de investigados de forma deliberada, para que não sejam observados os direitos constitucionais assegurados a todos os investigados no processo penal brasileiro, como o direito de permanecer em silêncio.

Publicidade

Veja a íntegra da decisão:

> Câmara se prepara para concluir votação do Novo Código Eleitoral
> Em conversa em voo, Alvaro Dias rifa chance de aprovação de mudanças eleitorais

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Publicidade
Publicidade
Editora. Formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, pós-graduanda em Big Data pela Universidade Anhembi-Morumbi, foi correspondente internacional da ESPN, repórter na TV Globo, Band Rio, Jornal Extra e Globo.com. Foi editora e editora-executiva do Jornal de Brasília.

Notícias mais lidas

Mais notícias sobre esse tema