Publicidade

PEC que institui mensalidades nas universidades públicas foi retirada de pauta e adiada para discussão em 2023. [fotografo] Agência Câmara [/fotgrafo]

Educação Pública

CCJ adia em um ano discussão sobre mensalidade em universidades públicas

31.05.2022 18:19 0

Nota Em
Publicidade

Os parlamentares da oposição e do governo chegaram a um acordo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados para adiar até o próximo ano a discussão sobre a PEC 206/2019, do deputado General Peternelli (União-SP), que institui a cobrança de mensalidades nas universidades públicas para alunos com capacidade financeira de arcar com o custo. Os debates serão retomados apenas na próxima legislatura.

A implementação das mensalidades nas universidades públicas foi um tema de forte resistência entre os partidos de oposição. O acordo foi de iniciativa do presidente Arthur Oliveira Maia (União-BA), que propôs retirar o item da pauta para expandir o debate do assunto com a sociedade civil antes que o colegiado tome uma decisão sobre o assunto.

O acordo foi comemorado pelo líder da minoria, Alencar Santana Braga (PT-SP). “É uma decisão muito importante para a educação pública, para nossa juventude, para todos os estudantes que já estiveram aqui na semana passada protestando contra esse ataque que nós teríamos à educação brasileira. É uma política excludente, dificultando, impedindo que jovens sonhadores que buscam conhecimento (…) pudessem acessar o ensino superior”, declarou.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie